• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Pode-se dizer que os olhos azuis e serenos da curitibana Miriam Taísa Lopes Lau eram o espelho de sua personalidade. Eles refletiam aquilo que podia ser visto na prática pela convivência com a cantora: a alegria e a calma. Miriam era conhecida pelo seu bom humor e pela boa convivência com as pessoas.

Ela amava tudo aquilo que era ser vivo: pessoas, animais e plantas. Esse apreço se refletia não só nos cuidados com a família e amigos, mas também pelo seu carinho com os animais. Além do gato e cachorro de estimação, Miriam distribuía cuidados aos bichinhos que estavam na rua. Sempre que podia, alimentava e brincava com eles. Várias vezes também os levou ao veterinário para que recebessem cuidados. Os animais percebiam esse amor; Miriam chegava e era recebida com animação pelos cachorros e gatos do local. “Certa vez durante uma festa na casa de amigos, era bem tarde e ela sumiu. Quando fomos procurar, ela estava dormindo abraçada com o cachorro da dona da casa, deitada no chão”, lembra a amiga Mara Furtado.

Uma Nympha*

Mara Fontoura

Esperava o sol nascer

Pra lhe dizer “Bom dia”

E na grande magia de cada aurora

Sentia mais forte o pulsar do seu coração

Esperava o sol se por

Pra no doce aceno do dia

Sonhar com horizontes perdidos

E com batalhas a enfrentar

Esperava a chegada da lua

Pra saudá-la com nova esperança

E deixar-se embriagar pelo ar da noite

Que desperta os amores latentes

Esperava a lua ir embora

Pra na calma do fim de noite

Sentir dos astros incandescentes

A emanação das forças do céu

Era como a própria natureza

Seguia seu curso serena

Era uma Nympha pequena

Grande em sua existência

Sentia, cantava e sentia

Cantava, sentia e cantava

Louvando mais que tudo a vida.

* Mara Fontoura compôs a música, em 1982, em homenagem à Miriam

Quando jovem, o interesse pela música foi despertado assim que conheceu Mara. O irmão Vitor Hugo lembra-se que ela nunca tinha demonstrado o talento que tinha para a família, mas, depois de começar as aulas de violão com a amiga, deslanchou também como cantora. Juntas, Mara e Miriam formaram o Grupo Vocal Nymphas. Fundado como uma “brincadeira”, em 1978, o grupo tomou forma e lá se vão mais de 30 anos.

Miriam era a mezzo soprano do Nymphas. Ela nunca faltou a nenhum compromisso do grupo e era muito dedicada. A festa de 30 anos reuniu cerca de mil pessoas no Canal da Música e foi uma espécie de coroação do sucesso do conjunto.

Profissionalmente, a vida foi inteiramente dedicada ao serviço público e à cultura. Trabalhou na Cinemateca e na Livraria Dario Velozo, locais que completavam sua personalidade. Era declaradamente cinéfila e apaixonada por leitura; seu trabalho fomentava ainda mais essas paixões.

O amor pela natureza também reforçava sua personalidade calma. Adorava o sol, a lua e as estrelas. Com a praia tinha uma relação ainda mais especial. Quando possível, fugia para algum lugar onde pudesse estar em contato com a areia e com o mar. Sua única obra como compositora foi dedicada a essa paixão. A música Beira-mar trata dessa relação com o litoral. O amor também foi lembrado na música Uma nympha, composta por Mara, em homenagem à amiga. Nos primeiros versos da canção já pode se ouvir : “Esperava o sol nascer / Pra lhe dizer ‘Bom dia’”.

Miriam teve que conviver com o falecimento precoce dos pais, de um dos irmãos e do marido. Ela assumiu o papel de mãe para seu irmão mais novo, Jean. Esse instinto materno também podia ser visto na sua relação com amigos e afilhados. Era muito “mãezona”, como definiu o irmão Vitor Hugo.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Durante toda sua vida, ela frequentou várias festas e Vitor a acompanhou em algumas. Ele conta que a irmã sempre foi muito alegre e festeira. Ainda na juventude, Miriam ganhou apelido de Miroko e passou a ser conhecida assim entre os amigos. O apelido japonês surgiu devido a uma fantasia usada em uma das festas. Naquela noite todos a chamaram assim e acabou pegando; está inclusive no primeiro CD do grupo Nymphas. Entre a família, Miroko era conhecida por “Polaca”, em alusão as suas características polonesas.

Devido a uma queda brusca de imunidade, Miriam desenvolveu o vírus da hepatite C e não resistiu ao rápido avanço da doença. Deixa dois irmãos, sobrinhos, amigos e as companheiras do Grupo Nymphas.

Dia 2 de abril, aos 56 anos, de hepatite C, em Curitiba.

Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 09/04/2015

Alice Martins Garzuzi, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ribeiro Martins e Luíza Vardanega Martins. Sepultamento ontem.

Allice Gomes dos Santos, 12 horas. Filiação: Amarildo Aparecido Cordeiro dos Santos e Rubiana Gomes da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Almerinda Gesser, 77 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Paulo André Gesser e Guizela Arant Gesser. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela do Convento São José.

Almir Chaves, 61 anos. Profissão: estofador. Filiação: Valdomiro Chaves e Dirce Talamini Chaves. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Amália Parize Esmanhotto, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Parize e Irene Muraro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Anna Pavan, 89 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: João Jakubowski e Maria Jakubowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 3.

Annita Huy de Macedo, 93 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antenor Cornelson Huy e Joina Palmira Tapitanga Huy. Sepultamento ontem.

Asdrubal Tobias Ricardo, 76 anos. Profissão: propagandista. Filiação: Tobias Antônio Ricardo e Maria Estefania Ricardo. Sepultamento hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo do Cemitério Jardim da Saudade II.

Camilla Gimenes Barbosa, 19 anos. Filiação: Élcio Luiz Barbosa e Aparecida Gimenes Garcia Barbosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ibaiti.

Chieko Kai, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Seijiro Kai e Eto Kai. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Cleiton Rodrigo Soares, 32 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Antônio Soares da Cruz e Maria Adelaide de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Salão do Passarinho, em Pinhais.

Daniel José dos Reis, 77 anos. Profissão: pintor. Filiação: Manoel José dos Reis e Conceição Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

David Benedito dos Santos, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Ferreira dos Santos e Joana de Paula Santos. Sepultamento ontem.

Elisa dos Santos Peratz, 79 anos. Filiação: João Alves dos Santos e Maria da Conceição Medeiros. Sepultamento ontem.

Elza Rodrigues de Oliveira, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dionísio Sinesio Rodrigues e Ana Dias de Oliveira. Sepultamento ontem.

Erondina de Oliveira Vantuh, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maximino Gomes de Oliveira e Vergínia Peppes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Paroquial Umbará.

Eva Madalena da Paz, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adão Pereira dos Santos e Maria Madalena da Paz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Cemitério.

Ewald Fiedler, 94 anos. Filiação: Augusto Fiedler e Alvina Fiedler. Sepultamento ontem.

George Amilton Cacao, 44 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Ari Pinto Cacao e Paulina Fernandes da Silva. Sepultamento ontem.

Gertrudes Drosda Bino do Vale, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Drosda e Sofia Jubanski Drosda. Sepultamento ontem.

Glaucia Helena dos Santos Borges, 29 anos. Profissão: técnico enfermagem. Filiação: Pascoal Francisco Borges e Helena Salete dos Santos. Sepultamento ontem.

Heraldo Cardoso Finger, 83 anos. Profissão: militar. Filiação: Djalma Camargo Finger e Elina Camargo Finger. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul.

Hermenegilda Anselmo da Costa, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Anselmo e Ida Mattiosse. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Maringá.

Ingolf Siewerdt, 80 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alberto Siewerdt e Adele Mohr Siewerdt. Sepultamento ontem.

Ironi Ferreira de Andrade, 62 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Vanda Santos. Sepultamento ontem.

Israel Velozo de Carvalho, 49 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Geraldo Veloso de Carvalho e Maria Ribeiro. Sepultamento ontem.

João César Costacurta, 63 anos. Filiação: Reynaldo Costacurta e Amélia de Camargo Costacurta. Sepultamento ontem.

Jorge Assis Modes To Pereira da Silva, 58 anos. Filiação: Assis Pereira da Silva e Constância Modesto Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 1.

José Acacio da Silva, 46 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco da Silva e Antônia Leda Guedes. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Nossa Senhora da Paz, no Boqueirão.

José Ferreira da Silva, 81 anos. Filiação: João Ferreira da Silva e Francisca Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Ladislava Lúcia Jankosz, 97 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Nicolau Jankosz e Wanda Jankosz. Sepultamento ontem.

Livia Taiane de Oliveira Martins, 29 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Augusto de Oliveira e Olga Acacia Correia Lima de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cemitério Municipal de Salto.

Luiz Fernando Alves de Deus, 52 anos. Profissão: motorista. Filiação: Cecília Alves de Deus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da Igreja Evangelho Quadrangular, no Fazendinha.

Margarida Alves de Lima, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Narciza Luíza dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Dudeck, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Michalzechen e Catarina Kruezumyi Michalzechen. Sepultamento ontem.

Maria da Conceição Flores, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eugenia Elias da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Igreja Quadrangular Bairro Cachoeira.

Maria de Vilas Boas da Cruz, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo Jaco de Vilas Boas e Maria Virgínia de Vilas Boas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Umuarama.

Mário José Mombelli, 47 anos. Profissão: gerente. Filiação: Otávio Mombelli e Florita Martins. Sepultamento ontem.

Miguel Arcanjo de Lima Pastorini, 72 anos. Profissão: técnico em telecomunicações. Filiação: Orestes da Rosa Pastorini e Isabel de Lima Pastorini. Sepultamento ontem.

Nazira Oaida Bettini, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Francisco José Oaida e Joaquina Pires Cordeiro. Sepultamento ontem.

Olga Liberato Rosa, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vergilio Liberato e Veneranda Gaio Liberato. Sepultamento ontem.

Paulo Henrique dos Santos, 39 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Benedito dos Santos e Murila Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Paulo Shoiti Kotaka, 58 anos. Profissão: bancário. Filiação: Matoju Kotaka e Teko Kotaka. Sepultamento ontem.

Rodrigo Marcelo Celestino, 32 anos. Profissão: empresário. Filiação: Altair Pires Celestino e Cacilda Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Sadi Soares Fanes, 79 anos. Filiação: Fortunato Fanes e Sílvia Soares de Almeida Fanes. Sepultamento ontem.

Venilda Ribeiro Borges, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Ribeiro Borges e Hortência Ribeiro Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo capela número 1.

Waldemar Ganz, 66 anos. Profissão: operador de empilhadeira. Filiação: João Ganz e Zulmira Ganz. Sepultamento ontem.

Walter José Peixer, 85 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Alexandre Peixer Filho e Maria Esther Peixer. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]