• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O trocadilho de que cada "roca tem seu fuso e cada povo tem seu uso" era um espelho de Georgina. Nascida em uma das capitais Farroupilhas do Rio Grande do Sul, tinha por Alegrete um grande carinho que a fazia dizer com orgulho: "Sou do Alegrete". Era quase uma Ana Terra, personagem da saga O Tempo e o Vento, do conterrâneo Érico Verissímo, ao enfrentar altiva as revoluções pessoais e históricas. Bibi, como era chamada carinhosamente pelos seus, resolvia tudo "seguindo o seu coração" e enfrentando suas memórias.

Viveu a Revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas; sentiu as agruras da Segunda Guerra Mundial com os blecautes e longas filas para comprar alimentos; sofreu a solidão com o Golpe de 64 porque o marido era policial civil; e acompanhou de perto muitas fases da história. Não era politizada e tinha pouco estudo, mas era dona de uma cultura própria das pessoas sensíveis e observadoras.

Era uma mulher extraviada em terras alheias. Passou por Porto Alegre (RS) onde reencontrou um "patrício" e constituiu família: a prole de que muito se orgulhava. Foi nesses tempos que estabeleceu uma relação com o vento e suas fases. Tudo era parte de um ciclo que "não tinha lugar eterno para o bom e nem para o ruim", como gostava de dizer. O importante era aprender a viver com o que se tinha.

Por anos, foi costureira de calças e camisas para as irmãs da Santa Casa, e dona de casa, daquelas que usavam avental colorido e lenço na cabeça. No entanto, não abria mão da coleção de sapatos e perfumes, assim como de vestidos. "Uma mulher elegante se conhece pelos pés, em primeiro lugar", costumava dizer.

Foi deixando o vento minuano levá-la até chegar no Paraná. Há 16 anos, morava em Curitiba, depois de ter ficado viúva e seguir o chamado para ficar próxima aos netos. Não tinha quem não a conhecesse na vizinhança ou já tivesse ouvido um dos causos da velha senhora. Adorava uma prosa tanto quanto adorava um chimarrão, uma panela de ambrosia e uma palavra-cruzada.

Nos últimos três meses, descobriu que podia levar parte de sua história dentro de uma bolsinha de tecido. Uma das hóspedes do Lar Betesda, Gigi como era chamada pelas colegas, era conhecida "nos quatro cantos" porque, assim como não largava a bolsa colorida com as fotos da família, o terço, o lencinho e os livros de reza, não perdia o hábito de falar do Alegrete. Ao fim da história, sempre agradecia a atenção dos ouvintes.

A música, que lhe acompanhava em todos os lugares, era um consolo ao dizer que "na hora derradeira que eu mereça ver o sol entardecer (....) e que eu possa virar minha cabeça para os pagos no momento de morrer". Suas cinzas voltarão para o lugar onde nasceu e "nos olhos levará o encantamento da terra que amou com devoção". Deixa uma filha, três netos e oito bisnetos.

Dia 15 de julho, aos 94 anos, de parada respiratória.

* * * * *CURITIBA

Ademir Alves Pereira de Almeida, 55 anos, segurança, filho de Miguel Alves P. de Almeida e Maria Zoraides Alves. Sep. ontem em Rio negro.

Alberony Queiroz Galitzki, 41 anos, técnico em instrumentação industrial, filho de Sérgio Amilton Galitzki e Neusa Queiroz Galitzki. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Álvaro Henrique de Almeida, 96 anos, funcionário público estadual, filho de José Henrique de Almeida e Albertina Dias de Almeida. Sep. ontem.

Álvaro Leite Filho, 91 anos, comerciante, filho de Álvaro Leite da Silva e Maria Rocha Leite. Sep. ontem.

Álvaro Possato Ávila, 92 anos, barbeiro, filho de Abílio de Oliveira e Júlia Possato. Sep. ontem.

Antônio dos Santos, 77 anos, militar, filho de José Gregório Lopes e Rosalina dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Aracil do Carmo Gonçalves Carvalho, 67 anos, doméstica, filha de Leopoldino Leal de Carvalho e Jorgina Gonçalves de Carvalho. Sep. ás 17 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Igreja Comunidade Apostólica. Rua Gera Sul, 119 – Xaxim.

Aulirio Catapan, 60 anos, gerente comercial, filho de Olívia Scolaro Catapan. Sep. ontem.

Beatriz Sófia Mendes, 3 meses, filha de Fernanda de Lara Mendes. Sep. ás 10 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Cachoeira.

Benedito Businari, 79 anos, lavrador, filho de Emílio Businari e Olívia Honória. Sep. ontem.

Cacilda de Paula Lima, 84 anos, do lar, filha de Aníbal de Paula Lima e Francisca Ferreira de Lima. Sep. ontem.

Cláudio Pavão, 75 anos, médico, filho de Pedro de Arbues Pavão e Maria Célia Pavão. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Deolinda Gonçalves Martins, 91 anos, do lar, filha de João Gonçalves Magro e Maria Profeta. Sep. ontem em Birigui, SP.

Edy Tomasoni, 86 anos, filha de Agostinho José da Rocha e Francelina Vieira da Rocha. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Elsa Coelho, 84 anos, do lar, filha de Rosa Bart. Sep. ontem.

Eriga Regina Habitzreuter Dias, 87 anos, do lar, filha de Luiz Habitzreuter e Angelina Habitzreuter. Sep. ontem.

Estefano Klimiont, 78 anos, motorista, filho de Theodoro Klimiont e Josepha Klimiont. Sep. ontem.

Everton Patrick Ramos, 19 anos, filho de Ana Cláudia Ramos. Sep. ontem.

Francisca Holanda da Silva, 84 anos, doméstica, filha de Raimundo Holanda Pereira e Maria Soares Holanda. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Batista Sião.

Francisco Martins Loureiro, 74 anos, contador, filho de Laureano Loureiro Traldi e Maria Dolores Martins Traldi. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Havany Adil Giacomassi, 86 anos, do lar, filha de Domingos Giacomassi e Judith Giacomassi. Sep. ontem.

Henrique Driessen Paes Carneiro, 1 no, filho de Gonçalo Paes Carneiro e Christiane Driessen. Sep. ontem.

Íris de Freitas da Fosenca, 70 anos, comerciante, filha de Carmo Antônio de Freitas e Violeta S. de Freitas. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Ismael de Souza, 48 anos, pedreiro, filho de Israel de Souza e Valdomira Sieber de Souza. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Solitude.

Izaias Padial, 61 anos, pedreiro, filho de Diogo Padial e Maria Rosa Padial. Sep. ontem.

Jean Carlos Hollatz, 38 anos, pedreiro, filho de Ervin Hartwig Hollatz e Maria Lori Hollatz. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São marcos, saindo da capela municipal da Santa Quitéria.

João Antônio dos Santos, 66 anos, vigilante, filho de Manoel Fernandes Machado e Olívia Prestes Machado. Sep. ontem.

João Carlos Colaço Fernandes, 47 anos, servente, filho de Osvaldo Colaço Fernandes e Maria Cecília Fernandes. Sep. ontem.

João Luiz Córdova, 75 anos, estoquista, filho de Maria Clara Branco de Córdova. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

João Maria Crovador, 71 anos, gerente, filho de João Crovador e Leony Zanoto Crovador. Sep. ontem.

Joaquim Liberdade Batista, 80 anos, mecânico, filho de Eduardo Batista Júnior e Luiza Acorde Batista. Sep. ontem.

Jobe Correia de Camargo, 61 anos, funcionário público estadual, filho de João Correia de Camargo e Maria de Lurdes Correia de Camargo. Sep. ontem.

José Alfredo Neto, 77 anos, lavrador, filho de Alcino Vivaldi da Silva e Deolinda Rosa de Jesus. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

José Benedito de Mendonça, 71 anos, comerciante, filho de Armando Cândido de Mendonça e Leonina Abrantina de Jesus. Sep. ontem em Itajubá – Minas Gerais, MG.

Josepha Bordignon Bozzi, 96 anos, do lar, filha de Bruno Bordignon e Emília Bordignon. Viúva de Otávio Raul Bozzi. Sep. ontem na Lapa.

Jullyano Linconln Wilczek da Silva, 25 anos, padeiro, filho de Juvenal Pires da Silva e Vanda Janete de Fátima Wilczek da Silva, Sep. ontem.

Juvilina de Souza Ribeiro, 89 anos, do lar, filha de Francisco Gonçalves de Souza e Ângela Biora. Viúva de Arthur Ribeiro. Sep. ontem.

Laurinda Domingos da Silva, 40 anos, do lar, filha de Nelson Rosa Domingos e Maria Helena Domingos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Sítio Cercado.

Leony Santos Martins, 69 anos, do lar, filha de Alvarindo Rodrigues dos Santos e Amélia Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.

Luciane da Cruz, 31 anos, do lar, filha de Aleixo da Cruz e Serli Nunes da Cruz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica – Guamiranga.

Marcus Antônio Schaffer, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Emanuel Schaffer e Léa Brand Schaffer. Sep. ontem.

Margarida Torres, 88 anos, doméstica, filha de Marcelino Albino Torres e Lídia Albino Torres. Sep. ontem.

Maria Aparecida de Oliveira Miranda, 58 anos, doméstica, filha de José Ribeiro de Oliveira e Celina Maria da Neiva. Sep. ontem.

Maria Camargo Fernandes, 68 anos, do lar, filha de Joana Dias Camargo. Sep. ontem.

Maria Cândida Barbosa, 69 anos, do lar, filha de Guilherme Ferreira Barbosa e Olalina da Cruz Barbosa. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans.

Maria Helena Jaworski Prestes, 76 anos, do lar, filhac de Adolpho Jaworski e Rosa Jaworski. Sep. ontem.

Maria Margarete da Silva Taborda, 38 anos, manicure, filha de Joaquim Taborda e Rosa da Silva Taborda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do Jardim Adriana – Colombo.

Maria Olinda Machado, 71 anos, do lar, filha de Olegário Ferreira Diniz e Idalina de Lima. Sep. ontem.

Maria Ribeiro Pontes, 87 anos, do lar, filha de Pedro Ribeiro e Avelina Marques Ribeiro. Sep. ontem.

Marina Alves de Souza, 70 anos, do lar, filha de Júlio dos Santos Dias e Maria Alves do Nascimento. Sep. ás 15 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Rua Erminio Miqueli – Umbará.

Mário Carta Loureiro Júnior, 32 anos, estudante, filho de Mário Carta Loureiro e Claudenice Kinach Loureiro. Sep. às 10h45, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Marly Blum Dziedzick, 66 anos, do lar, filha de Waldemar Pedro Paulo Blum e Amália Kalinowski Blum. Sep. ontem.

Maxileno da Paz Martins, 17 anos, servente, filho de Dirceu Martins e Vera da Paz. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela municipal no Uberaba.

Melita Maura Margraff Barberi, 86 anos, do lar, filha de David Margraff e Cristina Elizabeth Margraff. Sep. ontem.

Michalina Novak, 79 anos, do lar, filha de José Gleinik e Maria Gleinik. Sep. ontem.

Mie Kataoka Muraoka, 93 anos, do lar, filha de Tatsuzo Kataoka e Tomie Kataoka. Sep. ás 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Milto Dalmolim, 72 anos, motorista, filho de Laurindo Dalmolim e Otavia Maria Guizeli. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Natalício Cordeiro, 49 anos, autônomo, filho de José Bonifácio Cordeiro e Nardina Maria de Lima. Sep. ontem.

Nésia Fonseca Pereira, 86 anos, autônoma, filha de José Fonseca e Benedita Fonseca. Sep. às 15h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela municipal no Tatuquará.

Neusa da Graça Araújo, 78 anos, do lar, filha de Francisco da Graça e Olinda Teixeira. Viúva de Nestor Araújo. Sep. ontem.

Odair Euzébio, 74 anos, bancário, filho de Manoel Euzébio e Anália de Souza. Sep. ontem.

Olívio Serapião dos Prazeres, 76 anos, mestre de obras, filho de Genézio Serapio dos Prazeres e Rosa Augusta dos Prazeres. Sep. ontem.

Orlei Cruz, 45 anos, jatista, filho de Pedro da Cruz e Teresa Halama da Cruz. Sep. ontem.

Ottilia Stageki Bosa, 75 anos, do lar, filha de José Stageki e Apolônia Stageki. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Ozeni da Aparecida Calizario, 64 anos, manicure, filha de Eduardo Calizario e Maria Silveira Calizario. Sep. ás 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Diamante,

Pedro Torres de Campos, 76 anos, metalúrgico, filho de Izaias Ribeiro de Campos e Anna Torres de Campos. Sep. ontem.

Percilia da Silva Grechi, 72 anos, zeladora, filha de Antônio Cândido da Silva e Leontina Maria de Jesus. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Rachel Fainer, 89 anos, do lar, filha de Israel Jacob Rubinsztein e Fanny Rubinsztein. Sep. ontem.

Raylice Camarão, 88 anos, do lar, filha de Raymundo Magno Camarão e Dolarice Corrêa Magno Camarão. Sep. ontem.

Rosita de Melo Inzavalde, 72 anos, do lar, filha de Policarpo Inzavalde e Alvina de Melo Inzavalde. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela Frei Miguel – CIC.

Rubens Minervini, 67 anos, pedreiro, filho de Vicenzo Minervini e Erma Reksiedler Minervini. Sep. ontem.

Rui Carlos de Oliveira Ferraz, 48 anos, motorista, filho de Ivo José Garrido de Aguilar Ferraz e Maria Margarida Gonçalves Ferraz. Sep. ontem.

Sebastiana Cercal Rodrigues, 79 anos, recepcionista, filha de Manoel Pinto da Silva e Felícia Maria Justina. Sep. ontem.

Senhorinha Moreira Santana, 75 anos, do lar, filha de Izidoro Gonsalves Moreira e Judite Gaspar de Santana. Sep. ontem.

Valcimar Pimentel de Lima Santos, 32 anos, auxiliar, filho de João de Lima Santos e Martinha Pimentel Monteiro. Sep. ontem.

Valdomira Wosniak Bail, 73 anos, professora, filha de João Wosniak e Anastácia Wosniak. Sep. no dia 30 de julho, às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Virginia de Oliveira Souza, 103 anos, do lar, filha de Francisco de Oliveira Camargo e Maria de Oliveira Camargo. Sep. ontem.

Wilson dos Santos Barata, 71 anos, motorista, filho de Misael de Alexandrina Dias Alesandria Barata e Pergentina dos Santos Barata. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Wilson Mesquita do Prado, 66 anos, bancário, filho de Benedicto Vasconcelos Prado e Maria Oswaldina Prado. Sep. ontem.

LONDRINA

Alzira Lima Bittencourt, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Baracho, 73 anos. Sep. ontem em Marialva.

Carolina Bocato Ribeiro, 85 anos. Sep. ontem em Jataizinho.

Celso Kiyoshi Taketomi, 49 anos. Sep. ontem em Londrina.

Dirce Chichito Funari, 59 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do Parque Ouro Verde – Londrina.

Domingos Onivaldo Candotti, 62 anos. Sep. ontem em Londrina.

Euclides Machado dos Santos, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Heloisa Polinário Rodrigues. Sep. ontem em Londrina.

Henriqueta Inês Eduardo, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Irineu Tristão Barrosa, 71 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

José Batista de Luz, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Lúcio Gomes, 65 anos. Sep. ontem em Jardim Alegre.

Leonilda Palácio Faversani, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luís Soares da Silva, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

Manoel Melchior, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Marcelo Tosca, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Cristina Bacinello, 47 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Imaculada da Silva, 71 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nadir Mourão de Castro, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olavo Evangelista da Silva, 81 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Olguinha Margarida Rabello, 84 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Pedro Fiori, 69 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rosa Pereira Zulin, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valdenor Vieira de Souza, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valdomiro Solcia, 74 anos. Sep. ontem em Rolândia.

FOZ DO IGUAÇU

Afonso Alves dos Santos, 88 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Antônia Biron de Lima, 84 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Dalmir José Godoy, 65 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Seringueira, 207 – Jardim Tropical – Foz do Iguaçu.

Damian Aníbal Alvarez Forte, 42 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Giovana Rossett Chumacero Fernandez, 39 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Kinue Yato Iwamatsu, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João batista, saindo da capela 1 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Lúcia Fagundes, 51 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Milton Gomes, 64 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Orlei Adílio Siqueira, 30 anos. Sep. ontem em Serranópolis do Iguaçu.

Paulo César Anschau, 30 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Paulo Machado, 71 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Roberto Almeida da Silva, 38 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Ademir Martins Trevejo, 68 anos. Sep. ontem em Maringá.

Aparecido Macetti, 57 anos. Sep. ontem em Maringá.

Benedita Rodrigues Reichel, 76 anos. Sep. ontem em São João do Ivaí.

Catarina Rosa Ferreira, 90 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranacity, saindo da capela do mesmo.

Clarice Aparecida Bonfa Dutra, 50 anos. Sep. ontem em Rio Bom.

Iray José Campanha Caria, 69 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Irene Dajioli de Oliveira, 75 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

Ivanildo Vieira, 55 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Judith da Silva Conceição, 67 anos. Sep. ontem em Maringá.

Learde Alves, 64 anos. Sep. ontem em Maringá.

Luiz Ribeiro da Silva, 46 anos. Sep. ontem em São José dos Pinhais.

Márcio José de Andrade, 34 anos. Sep. ontem em Jacaré dos Homens – Alagoas, AL.

Raimundo Benício, 63 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Valdeci Pereira dos Santos, 37 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]