• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

José de Jesus era um descobridor. Na prática, aprendeu que a criatividade, a inquietude e a curiosidade eram fatores que o fariam sobreviver. E assim foi. Nasceu no distrito de Borja, no Paraguai, cidade próxima à fronteira com a Argentina, em meio aos rigores de um período pós-revolução. A família Escobar apoiava Solano López, e, depois da derrota na Guerra do Paraguai, todos precisaram largar as terras e fugir. Aos 2 anos, José Jesus perdeu a mãe, no parto de um irmão, e o pai, que precisou fugir para a Argentina. Ficou com a avó, Bonifácia.

Audacioso, aos 13 anos reuniu-se a um grupo de amigos e resolveu alçar novos rumos. Cruzou as estradas e fez o mesmo caminho do pai, anos antes, em direção à Argentina. Sobreviveu como foi possível com o trabalho de estivador no transporte de cargas para barcos. Certo dia, caiu nas graças de um grupo de estrangeiros que estavam na fronteira para abrir as novas estradas do país, e a curiosidade o levou a trabalhar como ajudante de agrimensor.

Tanto era bem quisto pelo grupo que, aos 18 anos, acompanhou os colegas ao Brasil para abrir novas estradas no interior do Paraná e São Paulo. Com os cursos que fez na Argentina, ganhou um cargo na Firma Aranha e virou topógrafo. Orgulhava-se de ter sob sua responsabilidade grande parte das estradas de Cascavel, Maringá e região, assim como a demarcação de inúmeros lotes e fazendas, recorda, das inúmeras histórias contadas pelo pai, o filho Cesar.

No entanto, o espírito de José Jesus seguia inquieto, e ele resolveu abrir sua própria empresa em Campo Mourão, no fim da década de 50. Conheceu Idilia, que trabalhava para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e resolveu formar uma família. Ao longo dos anos, atuou no ramo madeireiro e chegou a abrir uma fábrica de baterias em Assunção, no Paraguai. Só na década de 70 é que José Jesus retornou à profissão de topógrafo, quando ajudou na obra do lago de Itaipu, do lado paraguaio. Um acidente, porém, o afastou definitivamente das estradas e obras. Então, resolveu montar um hotel econômico para turistas, na região central de Foz do Iguaçu. Há poucos meses, descobriu que estava com Alzheimer. Deixa os filhos Cesar Luiz, Celcio e Miguelina, além de seis netos.

Dia 4 de junho, aos 81 anos, de pneumonia.

* * * * *

CURITIBA

Antônio Dopiate, 63 anos, autônomo, filho de Miguel Dopiate e Anna Dopiate. Sep. ontem.

Argemiro Faria, 103 anos, jardineiro, filho de João de Faria e Maria Ribeiro Faria. Sep. ontem.

Atalicio Ferreira, 80 anos, lavrador, filho de Manoel Bento Ferreira e Maria de Jesus Ferreira. Sep. ontem.

Benedito Rosa Fagundes, 67 anos, motorista, filho de Francisco de Paula Fagundes e Ana Rosa Carmo. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo. Rua Planalto, 459 – Jardim Ouro Fino – São José dos Pinhais.

Benta Geralda Maçaneiro, 80 anos, do lar, filha de Maria Pereira. Sep. ontem.

Dolarina Stelmach, 79 anos, do lar, filha de Bernardino Soares de Souza e Júlia Pereira de Miranda. Viúva de Lauro Stel,ach. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Católica São Miguel – Capão Raso.

Edna Nascimento Simões, 85 anos, do lar, filha de Antônio Adrade do Nascimento e Agripina Benevides do Nascimento. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Eleonora de Oliveira Kuschick, 82 anos, do lar, filha de Frederico de Oliveira e Annita C. de Oliveira. Sep. ontem.

Eloise da Silva Alcântara, 5 dias, filha de Ivanildo Alcântara e Roseli Cândido da Silva Alcântara. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Enji Sakamoto, 79 anos, engenheiro civil, filho de Iwataro Sakamoto e Haruno Sakamoto. Viúvo de Sadai Yamazaki Sakamoto. Sep. ontem.

Esmael Sampaio, 45 anos, lavrador, filho de Alvindo Stacio Sampaio e Deizi Ângela Martins. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal da Lapa.

Giovanni Adriano Maia, 41 anos, filho de Gerson Alves Maia e Tânia Nazareth Ricardo Maia. Sep. ontem em Paranaguá.

Hermelindo da Silva Reis, 75 anos, pedreiro, filho de José da Silva Reis e Teodora da Silva Resende. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Plínio Barroso de Castro, 204 – Prado Velho.

Izaura Zen Nichele, 89 anos, do lar, filha de Agostinho Zen e Joana Persegona Zen. Viúva de Reynaldo Nichele. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

João de Lima Soares, 66 anos, auxiliar de motorista, filho de José de Lima e Davina Soares de Lima. Sep. ontem.

João Manoel Kaminski, 72 anos, funcionário público estadual, filho de Cornélio Kaminski e Rosilda Guimarães Kaminski. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal de Balsa Nova.

Jorge Henrique da Silva, 43 anos, filho de José Antônio da Silva e Carolina Júlia Antunes da Silva. Sep. ontem.

José Gabriel dos Santos, 16 anos, estudante, filho de Ilma Maria dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do mesmo.

José Roberto Machado, 55 anos, filho de Quintiliano Machado Netto e Walkyria Alberge Machado. Sep. ontem.

José Toaldo, 77 anos, comerciante, filho de Pedro Toaldo e Natalina Cuman. Sep. ontem.

Josefa Maria da Costa, 70 anos, do lar, filha de Manoel Lopes da Silva e Soledade Maria da Silva. Sep. ontem.

Kelly Josiane Schneider, 33 anos, do lar, filha de Paulo Cezar Schneider e Lourdes Marcolina dos Santos Schneider. Sep. ontem.

Lorena Gomes Corrêa, 3 dias, filha de Flávio Andre Corrêa e Michelle Gomes Moreira Corrêa. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Luiz Fernando Camargo, 87 anos, piloto, filho de Moyses Camargo e Enneh Guimarães Camargo. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Manoel dos Santos Nascimento, 69 anos, do lar, filho de João Nascimento Filho e Edite Fliciana dos Santos. Sep. ontem.

Maria Breves Dutra, 82 anos, do lar, filha de Antônio Breves e Alice Menegheti. Sep. ontem.

Maria Luísa Soares de Lima, 2 dias, filha de Fábio Almeida de Lima e Ana Paula Soares. Sep. ás 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Trindade de Carvalho Rodrigues, 84 anos, costureira, filha de Victor Manoel Rodrigues e Ercilia Carvalho Rodrigues. Sep. às 10 h, no Cemitério parque Iguaçu, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Mírian Costa Lomes, 41 anos, professora, filha de Pergentini Lomes e Valdice Costa Lomes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Aba – Xaxim.

Moacir Robson Nascimento, 22 anos, pintor, filho de Evanira Martins do Nascimento. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da Rua Gazania, 190 – São Francisco – Araucária.

Nelson Matias Bernardo, 71 anos, motorista, filho vde Luiza Matias Bernardo. Sep. ontem.

Ney Rolim de Alencar, 77 anos, médico – clínico-geral, filho de Mário Rolim de Alencar e Hormesinda Leonel de Alencar. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela da Luz.

Niva Loeffler Schimansky, 91 anos, comerciante, filha de Rudolfo Loeffler e Paula Heck Loeffler. Viúva de João Schimansky. Sep. ontem em Mafra, SC.

Otacil Marques da Silva, 58 anos, pintor, filho de Sebastião Marques da Silva e Sebastiana Coelho da Silva. Sep. ontem.

Rune Corrêa Machado, 63 anos, mecânico, filho de Genipro Corrêa Machado e Ondina Dias Machado. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Funerária Fonseca.

Salvador Silveira, 78 anos, pintor, filho de Tiago Silveira e Maria Silveira. Sep. às 16 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Colônia Faria.

Sebastiana Francisca Campenelli, 84 anos, do lar, filha de José Jacomo Francisco e Alice Perse. Sep. ontem.

Tereza Gabardo Campos, 86 anos, do lar, filha de Luiz Gabardo e Luiza Gabardo. Sep. ás 16 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Valdeir Cruz Lopes, 37 anos, filho de José da Cruz Lopes e Maria de Lourdes da Silva Lopes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Valdeir Vieira da Silva, 50 anos, topógrafo, filho de Joaquim Vieira da Silva e Ana Pacheco da Silva. Sep. ontem.

Valdemir Ramalho do Nascimento, 47 anos, marceneiro, filho de Precilio Lomes do Nascimento e Maria Ramalho Nascimento. Sep. às 17 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Vera Terezinha Strano, 68 anos, professora, filha de Mário Strano e Odete Antônio Strano. Sep. ontem.

Zila Verçosa de Perez Barrios, 83 anos, do lar, filha de João Roberto Verçosa e Esther Duclerc Verçosa. Sep. ontem.

LONDRINA

Ana Maria de Jesus, 93 anos. Sep. ontem em Londrina.

Célio Firmiano da Silva, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Edesio Batistela, 98 anos. Sep. ontem em Londrina.

Edith Ferreira de Oliveira, 77 anos. Sep. no dia 13 de junho, em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua José Pedro Garcia Lopes, 36 – Novo Amparo – Londrina.

Edna Antônia Vaz Rigoni, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Elias Thomas de Almeida, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Mano, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lucinea Batista, 44 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade – Londrina.

Marcelo Ribeiro da Costa, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Romilda Corte Negri, 75 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 4 do mesmo – Londrina.

Samuel Mendes, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Beatriz Lorenzo Schmidt. Sep. ontem em Missal.

Flor Collard Nassif Martins Machado. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Mara Aparecida Schmidt de Tomm, 44 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Rita – Paraguai, PY.

Marizete Vieira Ribeiro, 38 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo – Foz do Iguaçu.

Sebastião Rodrigues, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da capela 3 do cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]