• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

No vocabulário de Teno, Kiko ou simplesmente Antenor não existia a palavra "ambição". Muito jovem, aprendeu que a sobrevivência era essencial diante das dificuldades e limitações do trabalho na roça, com o pai e o avô, em Campo Largo. O importante era ser feliz e viver dignamente.

A perda do pai lhe trouxe mais responsabilidades e o fez se afastar do estudo. Mas não esmoreceu. Na década de 40, aceitou o convite de um amigo para trabalhar no departamento do governo responsável pela distribuição e pagamento dos servidores públicos, chamado de Despesa Fixa, em uma época que os bancos não eram tão populares. Desde então, Antenor mantinha-se como procurador de inúmeras pensionistas e aposentados do estado. Entre suas funções – exercidas até dois meses atrás – estava visitar as famílias e realizar o pagamento dos salários. Segundo a filha Marilina, na carteira de clientes constavam filhos e netos dos primeiros atendidos.

Muito mão aberta, nunca negava nada para ninguém, característica que o fazia ser muito conhecido. No bairro Mercês, não tinha quem não o conhecesse. Quando saía para comprar pão, levava horas para voltar por causa de tantas paradas para uma conversa. A sua popularidade o fez receber inúmeros convites para cargos públicos, que nunca aceitou. Dizia que "não era para ser".

Para sua alegria, lembrava que o trabalho lhe trouxe mais que o prazer de uma função. A parceria lhe ajudou a conhecer Adelina, sobrinha-neta de um amigo, com quem ficou unido por quase 67 anos, responsável por lhe dar sua grande família. Para a neta Isabella, vô Antenor era para lá de especial, com seu bom humor característico e disponibilidade. De forma particular, ser comentarista de jogos nos fins de semana era sua marca. Como coxa-branca roxo, entre provocações e brincadeiras, Antenor sempre tinha um palpite como "técnico de sofá" na ponta da língua. Deixa quatro filhos, cinco netos e sete bisnetos.

Dia 28 de maio, aos 85 anos, de leucemia

* * * * *

CURITIBA

Adahyr Jordan, 79 anos, técnico em contabilidade, filho de Frederico Jordan e Paula Jordan. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Anderson dos Santos Vettori, 21 anos, pintor, filho de Valmir José Vettori e Irma Alves dos Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Antônio Schinel Filho, 62 anos, corretor, filho de Antônio Schinel Filho e Delair Ferreira. Sep. ontem.

Arlete de Oliveira de Lara, 76 anos, do lar, filha de José Marcelino de Oliveira e Conceição Franco de Oliveira. Viúva de Aguilar Astrogildo Pinto de Lara. Sep. ontem.

Caroline Ferraz de Oliveira, 17 anos, estudante, filha de Edson Ferraz de Oliveira e Estel Maris Pimentel. Sep. ontem.

Deise Cristina Zottis, 22 anos, filha de Adair Zottis e Zenaide Maria Dalla Costa Zottis. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Guarapuava.

Deonilda da Silva Wosch, 90 anos, do lar, filha de Manoel Floriano da Silva e Anna Juvenal da Silva. Sep. ontem.

Dilce dos Santos Toaldo, 74 anos, do lar, filha de João dos Santos e Maria Miola dos Santos. Sep. às 15 h, no Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Donária Luiz, 83 anos, auxiliar de limpeza, filha de Henrique Luiz e Raymunda Gomes. Sep. às 10 h, no Cemitério parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Edson João dos Santos, 45 anos, pedreiro, filho de João José dos Santos e Ilda Vieira dos Santos. Sep. ontem.

Francisca Ferreira Dea, 85 anos, do lar, filha de Cândido Cordeiro de Lima e Ramira Lemos de Oliveira. Sep. ontem.

Generoza de Oliveira Pereira, 83 anos, do lar, filha de José Fernandes de Oliveira Sobrinho e Benedita Cândida. Viúva de Ataliba Pereira. Sep. ontem.

Glacy Gomes Mussi, 82 anos, empresária, filha de Edgar Andrade Gomes e Rosa Fenianos Gomes. Sep. ontem.

Guiomar Felipe de Souza, 81 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Edivino Felipe de Souza e Iracema Maximilia de Jesus. Sep. ontem.

Isaac Ferreira da Silva, filho de Cleiton Teixeira da Silva e Beatriz Ferreira da Silva. Sep. ontem.

João Maria Lourenço, 52 anos, operador de máquinas, filho de Pedro Lourenço e Francisca de Jesus Lourenço. Sep. ontem.

João Maria Luiz, 82 anos, policial militar, filho de Epiphanio Luiz e Izabel Prestes de Albuquerque. Sep. ontem.

Joel Roberto da Gama, 47 anos, pintor, filho de Júlio Antônio da Gama e Irene Gonçalves da Gama. Sep. ontem.

Jorge Tormes, 46 anos, garçom, filho de Fernando Francisco Tormes e Erondina Fagundes Tormes. Sep. ontem.

Jussara Regina Araujo, 63 anos, advogada, filha de João Trajano Araujo e Almerinda Mendes Araujo. Sep. ontem.

Leonice Debus, 64 anos, do lar, filha de José Luiz da Silva e Maria Conceição da Silva. Sep. e horário a serem designados, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Lourival Dias da Rosa, 57 anos, frentista, filho de Juvenal Dias da Rosa e Ana Clara Ferreira. Sep. às 17 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Maria Alice de Oliveira Doetzer, 94 anos, do lar, filha de Guilherme Júlio de oliveira e Joaquina Eugênia Pereira. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Maria Ana do Vale, 79 anos, do lar, filha de Abel Pedro de Oliveira e Ana Sebastiana da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Maria Célia Woellner Macedo, 68 anos, enfermeira, filha de José Alfredo de Macedo e Júlia Woellner. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Maria da Graça Nascimento de Paula, 65 anos, inspetora de educação, filha de Ângelo Nascimento e Idazilma Silva Nascimento. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Piraju, SP.

Maria Francisca Braga, 75 anos, do lar, filha de Geraldo Machado de Oliveira e Mariana da Conceição. Sep. ontem.

Moisés das Chagas Lima, 66 anos, pintor, filho de Agostinho das Chagas Lima e Ercília Vieira Chagas. Sep. ontem.

Nilo Adir Valoski, 65 anos, administrador de empresas, filho de Inácio Valoski e Annita Bergman Valoski. Sep. ontem.

Norma Ângela Soares, 60 anos, do lar, filha de Djalma Soares e Hilda Sartor Soares. Sep. ontem.

Orli Manoel Farias, 51 anos, motorista, filho de Manoel de Farias Filho e Maria Edite Farias. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Ponta Alta, SC.

Ozir Barbosa Conceição, 76 anos, supervisor, filho de Alexandre Conceição Junior e Eliza Barbosa Conceição. Sep. ontem.

Pedro Cordeiro dos Santos, 69 anos, comerciante, filho de Honório Cordeiro dos Santos e Delfina da Silva dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Reginaldo Pereira Schinaider, 32 anos, auxiliar de produção, filho de Vilmar Schinaider e Roseli Fernandes Pereira. Sep. ontem.

Rosa Pinto de Oliveira, 57 anos, do lar, filha de Braz Pinto de Oliveira e Rosália Pereira da Luz. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campo Magro, saindo de Santa Felicidade.

Rosely Aparecida Gonçalves, 69 anos, funcionária pública federal, filha de Fernando Gonçalves e Evertina Neves Gonçalves. Sep. ontem.

Rosemeire Oliveira Mello, 51 anos, do lar, filha de Jarbas Oliveira Mello e Aurora Bovolenta Oliveira. Sep. ontem.

Sebastião Pedro Rodrigues, 61 anos, porteiro, filho de João Pedro Rodrigues e Angélica Maria de Jesus. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical.

Tereza Zizcycki, 61 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Antônio Zizcyzki e Anastácia Zizcycki. Sep. em horário e cemitério a ser designados, saindo da capela São Leopoldo – Conjunto Oswaldo Cruz 1 – CIC.

Waldirio Cordeiro da Silva, 66 anos, pedreiro, filho de Laurentino Cordeiro da Silva e Madalena Pereira dos Santos. Sep. ontem.

LONDRINA

Ana Lúcia Pinha, 52 anos. Sep. ontem em Nova Fátima.

Antônio Batista do Prado, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Roberto Budernik, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.

Arminda Faleiros Chagas, 85 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Eduardo Jacob, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Enival Dantas de Farias, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.

Glaucia Daiane da Silva, 28 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do mesmo – Londrina.

Heloa Vitória de Almeida. Sep. ontem em Londrina.

José Coaracy Ferraz Bueno, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luzia Silva do Amaral, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Barros Bastos, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Oswaldo Rodrigues de Oliveira, 89 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal da Warta, saindo da capela do mesmo , distrito de Londrina.

Silvana Pereira de Oliveira, 47 anos. Sep. no dia 6 de junho, às 14 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua dos Cozinheiros, 115 – União da Vitória II – Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Dorazi Maximiliano Omar, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Mesquita – Jardim Central – Foz do Iguaçu.

Geni de Moraes, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Itaipulândia.

Isabella Victórya Telles de Souza. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu, saindo da capela do mesmo.

Maria Eduarda Ferreira Alves Pereira. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Zenon Arguello Caceres, 89 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, no Paraguai, PY.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]