• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Tinha na profissão e na filosofia de vida a busca pela satisfação. Ser "doutor" já estava predestinado pelo sonho e a vontade da mãe, Maria do Espírito Santo. Ainda durante a infância de Kival, em Castro, a mãe apontava esse desejo e o pequeno menino sinalizava realizá-lo, ao demonstrar cuidado e minúcia. Aos oito anos, Kival ajudava a mãe na produção de peças de porcelana. Ele firmava o pulso e soltava a imaginação com os desenhos, enquanto a mãe pintava os traços com pó de ouro. Então, ao escolher o curso universitário, Kival optou pelo curso de Odontologia na Federal e cumpriu a vontade da mãe.

Por décadas, Kival cuidou do sorriso de outros e buscou, junto com os filhos e "sua topa-tudo", Alice, a alegria dos encontros. "Tinha um bom humor como ninguém", lembra a filha, Maria Thereza. Ao sair do consultório na Praça Osório, era possível vê-lo às vezes no Bar Stuart ou no Manecos Bar, por exemplo. A boa música, o bom vinho e uísque, e um ambiente alegre eram suas únicas exigências. Às sexta-feiras, conta Maria Thereza, os filhos o acompanhavam na rodada de boa conversa em bares tradicionais da cidade. "Gostava muito da noite curitibana."

Entre as consultas no consultório particular e os atendimentos no Instituto de Previdência do Estado (antigo IPE) e no Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), aliava a reunião familiar, a pintura de quadros e suas coleções de LPs, máquinas fotográficas antigas e latas de cerveja, que datam da década de 80, quando ainda não eram de alumínio.

Nem o Mal de Parkinson que surgiu há sete anos lhe tirou a animação. Os encontros dos domingos continuaram na cozinha de casa. Os almoços reuniam todos os filhos e netos com direito a cerveja, aperitivo e bom humor. "Sempre tinha uma brincadeira pronta", diz a filha. Aceitou a bengala e as limitações que vieram ao longo do tempo. Quando um dos médicos receitou manter o barulho em sua rotina, então, foi sua alegria. Valorizava como ninguém a euforia dos netos, assim como o latido do cachorro. "A juventude permanceu mesmo com a idade e a doença." Ao ser chamado de velhinho, sempre retribuía a brincadeira: "Velhinho é a vó". Deixa a viúva Alice, quatro filhos, 13 netos e três bisnetos.

Dia 20, aos 84 anos, de falência do intestino.

* * * * *

CURITIBA

Adalberto Nunes de Araújo Júnior, 20 anos, garçom, filho de Adalberto Nunes de Araújo e Elena Batista de Araújo. Sep. ontem.

Airos Roger Ribeiro, 22 anos, repositor, filho de Miguel Celso Ribeiro e Ana Luzia Bussemeyer. Sep. ontem.

Antônia Mendonça de Sousa, 75 anos, do lar, filha de Luiz Ferreira dos Santos e Maria Batistina Leite. Viúva de José Batista de Souza. Sep. ontem.

Antônio Júlio Patrocínio, 75 anos, diretor financeiro, filho de Euenes Patrocínio. Sep. ontem.

Augusto Weng, 72 anos, carpinteiro, filho de João Weng e Joaquina Weng de Souza. Sep. ontem.

Balbina Cordel Walter, 97 anos, do lar, filha de Francisco Cordel e Joselina Cordel. Viúva de Alfredo Walter. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santana – Ponta Grossa.

Casimiro Matiak, 81 anos, funcionário público estadual, filho de Ladislau Matiak e Felícia Matiak. Viúvo de Vilma Machado Matiak. Sep. ontem.

Célia Rosa Antochevis de Souza, 50 anos, funcionária público municipal, filha de Tomaz Antochevis e Helena Nalepa Antochevis. Sep. ontem.

Cleverson Luiz dos Santos, 19 anos, servente, filho de João maria dos Santos e Ieda Maria Lopes. Sep. ontem.

David Domacoski, 75 anos, funcionário público federal, filho de Alexandre

Domacoski e Ana Domacoski. Viúvo de Maria da Luz Broto. Sep. ontem.

Enéas Barbosa de Assis, 57 anos, motorista, filho de Ângelo de Assis e Maria de Jesus Barbosa. Sep. ontem.

Ernandi Matias da Silva, 72 anos, operador de máquinas, filho de Sebastião Matias da Silva e Regina Matias da Silva. Sep. ontem.

Floripa Pupo de Freitas, 85 anos, do lar, filha de Antônio da Costa Leal e Idalina Maria de Freitas. Viúva de Agostinho Pupo Ferreira. Sep. ontem.

Fredolin de Lara, 75 anos, pedreiro, filho de João Euzébio de Lara e Ana Maria Esperança. Viúvo de Benedita de Lara. Sep. ontem.

Idalgo Cremonini, 86 anos, mestre, filho de Umberto Cremonini e Guzzinati Generosa. Sep. ontem.

Jaci Andrade, 64 anos, do lar, filho de Jorge Gomes e Maria Gomes. Sep. às 11 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

José Carlos dos Santos, 41 anos, auxiliar, filho de Justino Evangelista dos Santos e Anilza da Luz Santos. Sep. ontem.

José Emílio Joly, 77 anos, gerente, filho de Paulo Joly e Joanna Bettini Joly. Sep. ontem.

Ludovica Caron, 78 anos, copeira, filha de Ignácio Bajerski e Clara Palkowska Bajerski. Viúva de Daniel Caron. Sep. ontem.

Luiz Alexandre Alves Fonseca, 23 anos, soldador, filho de José Luiz da Fonseca e Maria Luiza Alves Fonseca. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Baby, 85 anos, funcionária público estadual, filha de Miguel Baby e Ludovina Baby. Sep. ontem.

Nilson Castro Passos, 57 anos, vigilante, filho de José dos Passos e Adi Castro Passos. Sep. ontem.

Paulo Roberto Souza, 47 anos, eletricista, filho de Isídio da Silva Souza e Olga Suchla Souza. Sep. ontem.

Raquel Gomes Paloski, 94 anos, professora, filha de Inocêncio Ferreira Gomes e Rosa Alves Natel. Viúva de Floriano Paloski. Sep. ontem.

Regina Amélia dos Santos, 59 anos, copeira, filha de Geraldo Amélio dos Santos e Tereza Marques de Abreu. Sep. ontem.

Roberto Carlos Pereira, 38 anos, montador, filho de Avelino Pereira e Maria Cândida Pereira. Sep. ontem.

Ronaldo Souza de Medeiros, 53 anos, chefe de vendas, filho de Pedro Salves de Medeiros e Maria Aparecida Souza de Medeiros. Sep. ontem.

Ruth Sundin Pereira, 90 anos, funcionária público federal, filha de João de Freitas Sundin e Maria Vieira Sundin. Viúva de Altamiro Pires Pereira. Sep. ontem.

Ulisses Roeder, 92 anos, militar, filho de Guilherme Roeder e Maria Pereira Roeder. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Zaira da Silva Pires, 79 anos, lavradora, filha de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Ribeiro da Silva. Sep. ontem.

LONDRINA

Andre Rodrigues Cavalheiro, 34 anos. Sep. ontem em Londrina.

Andreia Cristina Straitenberger, 33 anos. Sep. ontem no cemitério municipal de Cambé.

Ivone Aparecida de Souza Xavier, 66 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

José Aparecido Cesário Bernardo, 40 anos. Sep. ontem no cemitério municipal de Maravilha, distrito de Londrina.

Osmar Boraschi, 56 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Vatuil Luzia, 71 anos. Sep. ontem em Jaguapitã.

MARINGÁ

Benedita Pereira Capote, 80 anos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Rondonópolis, saindo da Av. Laions – Vila Aurora – Rondonópolis.

Dionizio Fostino da Silva, 79 anos. Sep. ontem em Tuneiras do Oeste.

Lúcia Chicarelli Biagi, 86 anos. Sep. ontem em Maringá.

Manoel Pereira Gomes, 74 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Guairacá, saindo da capela do mesmo.

Onofra Rodrigues Nogueira, 84 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da Av. Central – Centro – Jandaia do Sul.

Pedro Tupcz, 80 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Thereza Maio Tobar, 83 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

FOZ DO IGUAÇU

Arnaldo Nunes da Silva, 48 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Neide do Prado Silva, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Noruega, 386 – Jardim São Luiz – Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]