• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O trabalho e a diversão andavam lado a lado na vida de Ivo. A medicina era considerada uma missão que o acompanhava desde o desejo surgido na infância. Entre consultas e atendimentos em hospitais, o cardiologista e especialista em Medicina do Trabalho conseguiu aliar a música à sua trajetória profissional. "Nossa casa sempre foi musical", conta a esposa Isolda, médica anestesiologista em Paranaguá (Litoral). Após a leitura diária, no fim da tarde, Ivo reservava um tempo para dedilhar o violão. Era baixo da banda Trepidantes desde 1967.

O grupo foi formado entre amigos com o objetivo de divulgar letras da Jovem Guarda, dos Beatles e dos anos 60 especialmente, sem contar as composições próprias; e, por décadas, entre idas e vindas, buscou a música como instrumento de solidariedade. Segundo a esposa de Ivo, os valores de uma das apresentações anuais do grupo eram revertidos para uma instituição de idosos do município. E o gosto musical acabou contagiando a família, pois um dos filhos também é músico.

Durante a residência médica no Rio de Janeiro, Ivo conheceu Isolda. Ela lembra que o marido era de temperamento tranquilo – "precisava de muito esforço para tirá-lo do sério" – e com um lado detalhista. Se um texto não estivesse como queria, refazia o material até achar o tom certo. Não simplesmente pelos detalhes, mas pelos resultados que viria a gerar. Por Paranaguá, tinha um carinho especial. Saiu da cidade natal apenas para estudar. E, ao terminar as especializações, retornou, no início da década de 80, completando 36 anos de contribuição na área da saúde.

Em uma época na qual havia tão poucos especialistas em cardiologia em Paranaguá, reuniu-se a um grupo de colegas da área e montou a Cardioclínica. Na sequência, atuou no Hospital Paranaguá e na Santa Casa de Misericórdia. Era do tipo de médico que, se tivesse de escolher novamente a profissão, faria tudo novamente e do mesmo jeito. Entre as participações na área de saúde, integrou a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Associação Médica do Paraná (da qual participou da diretoria de 1993 a 1995) e a Associação Médica do Litoral. Funcionário público como cardiologista do estado, atualmente atuava como perito médico. Deixa a esposa Isolda e dois filhos, Ivo Netto e Pedro Augusto.

Dia 23 de julho, aos 61 anos, de câncer.

* * * *

CURITIBA

Adolfo Lindemann, 70 anos, motorista, filho de Otto Lindemann e Ana Lindemann. Sep. ontem.

Anastácia Torques Jordão, 72 anos, do lar, filha de Pedro Torques e Ana Antônia Jordão Torques. Sep. às 9 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Jardim Guaraituba, em Colombo.

Benedicto Lourenço Pimentel, 82 anos, policial militar, filho de Joaquin Lourenço Pimentel e Eliza Nogueira. Sep. ontem.

Bruno Loureiro da Costa, 23 anos, operador de máquinas, filho de Francisco Alves da Costa e Ione Judite Loureiro Gomes da Costa. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Ezequias dos Santos Nogueira, 19 anos, operador de máquinas, filho de José Vitor Nogueira e Sebastiana Santos Pego. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores CIC.

Glauciane Macedo do Amaral, 34 anos, designer, filha de Gláucio Luiz do Amaral e Eliane Macedo do Amaral. Sep. ontem.

Iwao Aihara, 78 anos, vendedor, filho de Kunihiro Aihara e Tanemi Aihara. Sep. ontem.

João de Christo Waintuk, 63 anos, lavrador, filho de José Waintuk e Tecla Avachenski Waintuk. Sep. ontem.

José Wilson Poli de Almeida, 74 anos, motorista, filho de Emilio Poli de Almeida e Catharina Sales de Almeida. Sep. ontem.

Julieta dos Santos Gabriluck, 96 anos, do lar, filha de Maria Angelina dos Santos. Sep. ontem.

Leda Nunes Cardoso, 85 anos, do lar, filha de Luiz Pereira de Souza e Ignez Grado de Souza Nunes. Sep. às 9 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Lourival de Souza, 63 anos, marceneiro, filho de Joanides de Souza e Rosa Froggel de Souza. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Luiz Carlos Martins Camargo, 55 anos, instrumentador, filho de João Camargo Netto e Elvira Martins Camargo. Sep. ontem.

Maria Andrzejewski, 88 anos, professora, filha de José Andrzejewski e Leocádia Andrzejewski. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Duarte, 80 anos, do lar, filha de Guilherme Caetano Lopes e Zulmira de Freitas Lopes. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Trukan Pires, 59 anos, do lar, filha de Demetriotrukan e Maria Silda Wendt. Sep. ontem.

Messias Coelho, 61 anos, operador de máquinas, filho de Nirionir José Coelho e Geralda Castelano Coelho. Sep. ontem.

Nathan Wellinton Barbosa, 22 anos, pedreiro, filho de Eliane Aparecida Barbosa. Sep. ontem.

Odair Paulo Garcia, 44 anos, garçom, filho de Acir Garcia e Almira Viana Garcia. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Ormozinda Walflor de Mattos Souza, 85 anos, funcionária pública federal, filha de Manoel da Costa de Mortagna Walflor e Ephigenia Mendes Walflor. Sep. ontem.

Valmir Hitner Padilha, 40 anos, motorista, filho de Silvio Hitner Padilha e Jandira Hitner Padilha. Sep. ontem.

Zeni Mendes, 74 anos, do lar, filha de Vergílio Mendes e Durcilia Rodrigues Mendes. Sep. ontem.

LONDRINA

Antônio Rodrigues, 41 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Sertanópolis.

Hugo Hansel de Oliveira, 29 anos. Sep. ontem em Londrina.

Juselino dos Santos, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Leonilce Tavares de Godói, 61 anos. Sep. ontem em Andira.

Lourival da Silva, 48 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Maria Cecília Madalena Pantoja Giroldo, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.

Osmar Antônio Vilela, 58 anos. Sep. ontem em Guaraci.

MARINGÁ

Elizio Feliz Machado, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu (Campo Mourão), saindo da capela 1 da Prever de Campo Mourão.

Joaquim Avaristo Gomes, 72 anos. Sep. às 10h, no Cemitério Parque (Maringá), saindo da capela 1 do mesmo.

Santina Gallo Bressan, 90 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Valdinei dos Santos, 33 anos. Sep. ontem em São Pedro do Ivaí

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]