• Carregando...
Ao lado da esposa Therezinha, Darci transformou a casa da família em restaurante disputado aos domingos.
Ao lado da esposa Therezinha, Darci transformou a casa da família em restaurante disputado aos domingos.| Foto: Arquivo da família

Na Churrascaria do Darci, tradicional restaurante no Bom Retiro, o tempero mais especial era a simpatia do dono do estabelecimento. Odarci Bonatto, mais conhecido como Darci, chefiava o local desde que o abriu, em 1970. Sem nunca se ausentar do trabalho por muito tempo, diariamente circulava pelas mesas atendendo e conversando com atenção com os clientes, muitos deles conhecidos de anos da casa. Odarci faleceu no dia 17 de julho deste ano, aos 86 anos, durante um procedimento de angioplastia.

Apesar do falecimento repentino, ele não deixa órfãos os amantes de uma boa refeição, já que o trabalho da churrascaria continua, completando o legado deixado por seu fundador. "Sempre falo que a churrascaria surgiu pela necessidade de recomeçar", conta a filha de Darci, Márcia Bonatto, que herda dele a gerência do restaurante cuja história começa nos fundos da casa da família, junto à qual ele tinha um armazém. Percebendo a demanda por refeições causada pela urbanização e asfaltamento da região, Darci começou a assar carnes para complementar a renda da família. Porém, antes de tudo isso, trabalhou como carpinteiro, cobrador da loja Hermes Macedo e dono de lanchonete na praça 19 de Dezembro.

A ideia nascida entre a família amadureceu e o restaurante passou por profissionalização e ampliação ao longo dos anos, contando com uma equipe de funcionários histórica e dedicada. Mas o gostinho de comida caseira jamais o abandonou. Sobre o motivo das filas para conseguir uma mesa aos finais de semana, Darci não fazia segredo. A magia estava nos temperos naturais, nos cortes de carne feitos ali mesmo, nos acompanhamentos que preservavam as receitas originais elaboradas na própria churrascaria, e até nas sobremesas com cara de domingo em família, como sagu, doce de abóbora, arroz doce e pudim.

"A churrascaria é a história de uma vida inteira. Lembro dos meus pais indo dormir de madrugada e acordando bem cedo para trabalhar. No começo eram quatro, cinco mesinhas, hoje tudo o que era a casa virou a churrascaria", conta Márcia. Apesar do envolvimento dos filhos com o negócio, o pai prezava pela educação. Os quatro estudaram, alcançaram suas profissões, mas continuaram participando da trajetória do restaurante.

O próprio Darci era um entusiasta do aprendizado. Sempre que podia tentava aprender uma nova língua ou ficar atualizado sobre as tecnologias. Nos momentos em que se permitia relaxar, gostava de viajar com sua eterna companheira nos negócios e na vida, a esposa Therezinha Bonatto. Juntos visitaram a Grécia, em viagem comemorativa pelos 50 anos de casados.

Muito comunicativo, austero e honesto, viu alguns de seus primeiros clientes levarem os netos para degustar uma boa carne assada nas mesas da churrascaria, demonstrando a história de confiança duradoura construída pelo negócio. "Nós, os filhos, fomos criados para manter esse legado de carinho e respeito com os quais ele tratava as pessoas", finaliza Márcia.

Darci deixa esposa, três filhos, quatro netos e um bisneto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]