• Carregando...
Pedro Washyngton de Almeida | Arquivo da família
Pedro Washyngton de Almeida| Foto: Arquivo da família

Dois eventos eram certos na agenda mensal de Pedro Washyngton de Almeida: o almoço com toda a família e a pescaria com os amigos. A música e a literatura também faziam parte do seu dia a dia. Por ser um senhor muito bem-humorado e otimista, era conhecido por ver o lado positivo de tudo. Orador de mão cheia, fez uma longa carreira na comunicação no Paraná e esteve envolvido em assuntos políticos por toda a sua vida.

Pedro e seus familiaresArquivo da família

Pedro costuma dizer que era paulista de nascimento, mas curitibano de coração. Tinha verdadeiro amor pela cidade que o acolheu quando tinha 20 anos. Veio para a capital paranaense para continuar seus estudos, iniciados ainda no interior de São Paulo. Cursou Comunicação Social na PUCPR, principalmente por influência de seu pai Benedito Dias de Almeida, já falecido. Pedro não concluiu a universidade, mas nem por isso deixou de atuar no ramo. A faculdade também o fez encontrar o amor de sua vida, Dulce, na época sua colega de curso. Desde o início da amizade entre os dois notava-se uma cumplicidade e similaridade de pensamentos impressionantes. Pareciam conectados em todos os aspectos. Casaram-se em 1957 e tiveram cinco filhos: três mulheres e dois homens.

Pedro na fase adultaArquivo da família

Trabalhou em rádios desde que chegou a Curitiba, mas se destacou por sua atuação como assessor de imprensa no ramo da política. Participou de inúmeras campanhas de importantes nomes da governança do estado, como José Richa, Jaime Lerner, Jayme Canet Jr. e Ney Braga. Durante sua carreira, criou um vínculo muito forte também com o interior do Paraná. Em todas as campanhas que trabalhou, ficou responsável pela valorização das cidades mais afastadas da capital. Aprendeu costumes e tradições de todas as regiões do estado, o que dava um ar de “caboclo” ao seu espirito culto, destaca o filho Eduardo.

O gosto pela comunicação e pelo interior do Paraná também fez com que comprasse uma rádio em Cascavel, na Região Oeste. Entre os anos de 1978 e 1981 comandou a emissora Independência. Optou então por voltar a Curitiba para ficar mais próximo de seus filhos. Ainda como jornalista trabalhou na Gazeta do Povo e no jornal Indústria & Comércio. Por último, atuava como assessor de imprensa e colunista político de diversas publicações no interior do Paraná.

Pedro estava sempre cercado pelos amigos e familiares, fruto do seu espirito agregador. Tinha a postura de um lord, sempre muito educado, e não falava palavrões em momento algum. Era um grande amigo de seus filhos. O pai admirava todos os herdeiros pela boa educação e dedicação aos estudos que sempre tiveram. Tinha a música como uma aliada da relação familiar. Era comum que ele cantasse enquanto as filhas tocavam violão. “Sua voz se assemelhava a do cantor Nelson Gonçalves, o que fazia dele um ótimo cantor. Não tinha como não parar para ouví-lo”, conta o filho Eduardo. Também não se privava de estar reunido para almoçar com toda família. Pelo menos uma vez ao mês queria estar com o dia exclusivamente dedicado aos filhos, netos e a esposa Dulce.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Desde muito jovem seu grande hobby foi a pescaria. Pedro não abria mão de uma boa ida ao rio para garantir, além dos peixes, boas histórias. Sempre que podia, fazia viagens acompanhado dos amigos de longa data. Formaram um grupo de pesca: o Clube do Lambari – oficializado na década de 1960. Por onde passava, ele fazia questão de contar os causos reunidos durante todos esses anos de pesca. Suas narrativas eram sempre cercadas de humor e muito carregadas de detalhes, afinal, era o típico pescador.

Nos últimos meses, sofria com um enfisema pulmonar. Com a chegada dos tempos mais frios, Pedro foi acometido por um princípio de pneumonia e estava no hospital por alguns dias. Quase recuperado da doença, sofreu um enfarte fulminante e não resistiu. Deixa a esposa; três filhas, Andrea, Cintia e Luciana; dois filhos, Pedro Jr. e Eduardo; nove netos; um bisneto e muito amigos.

Dia 17 de maio, aos 82 anos, de enfarte, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 28/05/2015

Alzeni Teles de Sousa, 86 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Honório José Soares e Emília Maria Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Antoninho Salvador, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Pedro Salvador e Regina Salvador. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos Alves, 42 anos. Profissão: fiscal de obras. Filiação: Antônio Menino Alves e Maria Jandira Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Capela Mortuária em Telêmaco Borba.

Antônio Luiz de Castro, 70 anos. Filiação: Felisberto Farracha de Castro e Cecy Carvalho de Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Jardim Rio Verde, em Colombo.

Aparecida Bottini Sanches, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Bottini e Anna Lima de Menezes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Assis Chateubriand.

Beatriz Maria Cancela, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Nunes e Maria do Carmo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo do Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Carmem Paula Weber, 43 anos. Profissão: inspetora de qualidade. Filiação: Guilherme Carlos Weber e Idiair Fleck Weber. Sepultamento ontem.

Cedi José dal Berto, 50 anos. Profissão: empresário. Filiação: Pedro dal Berto e Assunta Franceschetto dal Berto. Sepultamento ontem.

Claudinei Ferreira da Silva, 36 anos. Profissão: frentista. Filiação: Aldemiro Ferreira da Silva e Maria da Silva Duarte. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Complexo Cerimonial, em Pinhais.

Deisy Schettert de Camargo, 38 anos. Profissão: advogada. Filiação: Rui Cezar de Camargo e Heloiza Schetter de Camargo. Sepultamento ontem.

Demétrio Skryl, 89 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: João Skryl e Maria Skryl. Sepultamento ontem.

Esdra Canedo da Silva, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: Domingos Canedo da Silva e Maria dos Santos Silva. Sepultamento ontem.

Ethel Oltmann, 89 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Henrique Oltmann e Cecília Alsleban. Sepultamento ontem.

Fausto Fonseca, 87 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Maria Fonseca. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela São Salvador, em Mogi das Cruzes.

Flávio Gallinucci, 80 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Carlos Gallinucci e Flora Gallinucci. Sepultamento ontem.

Genivaldo Sousa dos Santos, 52 anos. Filiação: Osvaldo Tibúrcio dos Santos e Edelzuita Sousa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Genoveva Stasyszen, 80 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Antônio Stasyszen e Iadewiga Stasyszen. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Henrique José dos Santos Júnior, 29 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Henrique José dos Santos e Lira Chaves Dutra. Sepultamento ontem.

João Ari Lopes, 56 anos. Profissão: pintor. Filiação: Francisco Lopes e Leonor Pacheco. Sepultamento ontem.

João Maria Alves de Meira, 71 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Joaquim Alves de Meira e Cecília Lopes Moreira. Sepultamento ontem.

José Rodrigues Machado Sobrinho, 87 anos. Profissão: fotógrafo. Filiação: João Rodrigues Machado e Maria Carolina de Jesus. Sepultamento ontem.

Kethllyn Kawany Silveira Sampaio, 19 dias. Filiação: Davyd Wilbord Sampaio e Jaqueline Kula Silveira. Sepultamento ontem.

Laerte Luiz Basso, 52 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Luiz Basso e Alice Graci Travenssoli Basso. Sepultamento ontem.

Lourdes Silva Portilho Bentes, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Vicente da Silva e Raimunda Figueira da Silva. Cerimônia hoje, no Cemitério Vaticano.

Luisa Ramos Lomba, 22 anos. Filiação: Luís Alberto Nobrega Lomba e Cristiana Soares Ramos. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Luiz Everaldo de Oliveira, 59 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: Paulo Mendes de Oliveira e Ana Raifer de Oliveira. Sepultamento ontem.

Maria Eduarda Oliveira dos Santos, 1 ano. Filiação: Pedro Henrique dos Santos e Edicleia Oliveira dos Santos. Sepultamento sexta-feira, 29 de maio, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Maria Izabel Capellini Pinto, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Capellini e Eliza Wandembruck Capellini. Sepultamento ontem.

Maria Judith Oliveira de Macedo, 54 anos. Profissão: advogada. Filiação: Vicente de Paulo Scheleder de Macedo e Laurinda Oliveira de Macedo. Sepultamento ontem.

Maria Luíza da Silva de Almeida, 4 meses. Filiação: Ederson Fernandes de Almeida e Danubia Daiana Bezerra da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Marli de Figueredo Dias, 65 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Joaquim Bernardo de Figueredo e Audaziza Furtado de Figueredo. Sepultamento ontem.

Mário Ribeiro dos Santos, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lautilde Ribeiro da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Masil de Oliveira, 72 anos. Filiação: Felipe Geraldo de Oliveira e Maria Souza de Oliveira. Sepultamento ontem.

Mercedes Grande, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Grande e Anna Benatto. Sepultamento ontem.

Murilo Buch, 51 anos. Profissão: contador. Filiação: Eldemar Buch e Neusa Maria Buch. Sepultamento ontem.

Neusa Boscardin Cunha, 95 anos. Profissão: professora. Filiação: Maximiliano Boscardin e Diumira Bergonse Boscardin. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Neusa Cardozo de Franca, 53 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Vitória da Rosa Cardozo de Franca e Vitória da Rosa Cardozo de Franca. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja da Paz, no Boqueirão.

Paulina Matias de Soldi, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Matias e Darcy Rantin Matias. Sepultamento ontem.

Pedro Darci Correia de Melo, 64 anos. Filiação: Luiz Correia de Melo e Leonides Cândido Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Motuária do Sítio Cercado.

Raulino Henrique de Oliveira, 77 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Otávio Henrique de Oliveira e Maria dos Prazeres Becker. Sepultamento ontem.

Seikiti Shiroma, 90 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Yassukichi Shiroma e Kame Shiroma. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Valdecir Lino do Carmo, 44 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Lino do Carmo e Shirley Aparecida Passos do Carmo. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia da Silva Moreira, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Benedito da Silva e Julieta Amara da Silva. Sepultamento ontem.

Virgílio Dias Belote, 1 dia. Filiação: Antônio Belote e Rosa Dias do Prado Belote. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]