• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Muito além de uma profissão, salvar vidas era a vocação do médico pioneiro de Londrina Milton Guimarães. Nascido em Sertãozinho (SP), chegou ao norte do Paraná em 1942, quando o pai, fazendeiro apaixonado por Londrina, resolveu trazer toda a família para morar na recém-construída casa na Avenida Higienópolis, esquina com Piauí. Naquele ano, o jovem Milton se mudaria para Curitiba, para cursar Medicina na Universidade Federal do Paraná. Na capital, conheceu Maria Vilma, com quem se casou em 1952 e teve três filhos.

De volta a Londrina, o "doutor Milton", como era conhecido, atendeu por 35 anos na Santa Casa e foi um dos fundadores do Instituto Médico-Legal da cidade, juntamente com o médico Moacir Martins. A paixão pelo que fazia era tanta que, até os 89 anos, Milton ainda atendia pacientes em um consultório montado na Vila Nova. Homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná em 1998, era cidadão honorário de Londrina, onde foi vereador por três vezes "naquela época em que não se ganhava nada", como lembra a filha Vânia.

Amante de música, Milton gostava de ver a casa cheia e costumava fazer bonitos discursos de improviso em reuniões familiares. "Ele era muito humano, sempre gostou de ajudar as pessoas", recorda a esposa. Em uma ocasião, conta ela, o doutor Milton foi chamado para ajudar uma mulher em trabalho de parto em uma casa simples de madeira. Apesar do receio do médico de que a insalubridade do lugar pudesse causar uma infecção na criança e na mãe, a menina nasceu saudável e, 12 anos mais tarde, foi visitá-lo em seu consultório. "Ela disse ‘o senhor não deve se lembrar de mim’ e, quando se identificou, ele ficou muito emocionado." Outra vez, o médico se arriscou para salvar um homem que estava num caminhão em chamas, após um acidente perto de sua casa, na Higienópolis. "Ele saiu rolando com o homem pela rua." Deixa esposa, dois filhos e duas netas.

No dia 28 de fevereiro, aos 95 anos, de parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

* * * * *

LONDRINA

Ambrósio Schiochetti, 78 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério parque das Allamandas, saindo da capela 4 do mesmo – Londrina.

Anderson Barros da Silva, 21 anos. Sep. ontem em Londrina.

Atílio Marton, 89 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Cacilda Moretto Teruel, 86 anos. Sep. ontem em Cambé.

Cláudia Aparecida Cruz de Assis, 61 anos. Sep. ontem em Wenceslau Braz.

Edson Artur dos Santos, 60 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Geci de Castro Santos, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Izabel Cândida de Souza, 100 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jair de Souza, 68 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

João Batista da Silva, 56 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Maria Margarida da Costa, 82 anos. Sep. ontem em Cambé.

Noraldino Paulino Pereira, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Parailio Gabriel de Oliveira, 86 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Adventista. Rua Jorge Deinassar, 267 – Conjunto São Lourenço – Londrina.

Pedro dos Santos da Silva, 57 anos. Sep. ontem em Santa Mariana.

MARINGÁ

Angelina Francisca da Silva Pereira, 58 anos. Sep. ontem em Maringá.

Antônio de Paula Ferreira, 66 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da Rua Paraíba, 1.316 – Centro – Paranavaí.

Francisco Lifante Gonsales, 72 anos. Sep. ontem em Maringá.

Helena Castro de Queiroz, 79 anos. Sep. ontem em Peabiru.

Ilda Maria Vieira Marangoni, 58 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever – saguão. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Leonarda Dubiel, 80 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Maria de Lourdes dos Santos, 72 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever – saguão. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Mirandina Montebeller Marçal, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Pamela dos Santos Barbosa, 15 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Pedro Brocanello, 92 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Lidianópolis, saindo da capela do salão comunitário – Porto Ubá – Lidianópolis.

Vanessa Pereira Jacob da Silva, 38 anos. Sep. ontem em Maringá.

Vilma Emília Ribas, 73 anos. Sep: às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever – nobre. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Zulmira Fernandes de Baptista, 89 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

FOZ DO IGUAÇU

Adalberto Freiman, 30 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Arlindo Tibiriça Pereira, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Ademir Fernandes, 39 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Priscila Noemí Dombrovski. Sep. ontem em Itaipulândia.

Rogério Vargas Soares, 30 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Adilson Ribeiro Bueno, 39 anos, carpinteiro, filho de Adalio de Castro Bueno e Margarida Ribeiro Bueno. Sep. ontem.

Afonso Sary, 80 anos, motorista, filho de Pedro Sary e Stephania Sary. Sep. ontem.

Aldari Mazur, 37 anos, autônomo, filho de David Mazur e Durcelina Mazur. Sep. ontem.

Alzira Nalenvajko, 87 anos, do lar, filha de Victorio Roque e Thereza Veziato. Sep. ontem.

Aristeu dos Santos Cardozo, 47 anos, autônomo, filho de José Duarte Cardozo e Ramira dos Santos Cardozo. Sep. ontem.

Castorino Moreira Rodrigues, 39 anos, motorista, filho de Salvador Rodrigues e Luizina Moreira Rodrigues. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Edison Luiz Dohms, 53 anos, filho de Luiz Carlos Dohms. Sep. às 10h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela do Centro Espiritual Céu da Nova Vida – Jardim Atuba II, em Pinhais.

Edy Soares Peixoto, 64 anos, auxiliar de limpeza, filha de Valdemiro Soares Peixoto e Ercira Antônia Soares. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Elvira Franco da Luz Lunardon, 89 anos, funcionária pública municipal, filha de Generoso Franco da Luz e Ana Burckner Franco. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Capão da Imbuia.

Etelvina Massuquetto, 89 anos, do lar, filha de Antônio Massuquetto e Betilde Saqueto Massuquetto. Sep. em horário a ser designado, no cemitério de Ferraria (Campo Largo), saindo da capela da Luz.

Eunice Augusta Gomes, 59 anos, do lar, filha de Jaime Augusto Pereira e Durvalina Alcina Pereira. Sep. ontem.

Fabiano dos Santos Augustinhaki, 29 anos, autônomo, filho de Jorge Augustinhaki e Ivete Maria dos Santos Augustinhaki. Sep. ontem.

Izabel Augusta de Oliveira, 60 anos, do lar, filha de Joaquim Antônio Ferreira e Maria Augusta Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Vila Rose – CIC.

José Ribeiro dos Santos, 70 anos, motorista, filho de Napoleão Ribeiro dos Santos e Anália Moreira dos Santos. Sep. ontem.

José Rubens Farracha Labatut, 65 anos, médico, filho de Edwaldo Neves Labatut e Eulea Farracha Labatut. Sep. ontem.

Leonilda Claro da Silva, 59 anos, diarista, filha de Floriza Claro. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Márcia Regina Lisboa Martins, 44 anos, do lar, filha de Vitor Lisboa Martins e Cirene Estacoski Martins. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Evangélica – Jardim Natal.

Maria de Lourdes Stellfeld Cavalcanti de Albuquerque, 66 anos, professora, filha de Edgard Stellfeld e Antônia Teixeira Stellfeld. Sep. ontem.

Maria Delourdes de Lima, 56 anos, do lar, filha de Pedro de Lima e Vitoria de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Maria Galhoti Miranda, 89 anos, do lar, filha de Domingos Galhoti e Virginia Gaspar. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Faria (Colombo).

Maria José Mendes, 85 anos, do lar, filha de Sérgio Mendes da Silva e Maria Circoto. Sep. ontem.

Maria Santa Beckenkamp, 84 anos, do lar, filha de Etelvina José da Silveira. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Mateus Alves Fernandes, 12 dias, filho de Cleiton Fernandes e Tatiane Alves Ribeiro. Sep. ontem.

Milton dos Santos, 50 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Valdemar dos Santos e Joana Maria dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Natalício Francelino da Silva, 80 anos, agricultor, filho de Manoel Francelino da Silva e Martina Maria da Conceição. Sep. ontem.

Neiva Maria de Andrade, 62 anos, diarista, filha de José Felipe de Oliveira e Maria Felipe Desidério. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Pedro Lopes de Amorim, 70 anos, torneiro mecânico, filho de Antônio Lopes de Amorim e Paula Lopes de Amorim. Sep. às 11 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Percilia Martins de Oliveira, 56 anos, do lar, filha de Luiz Martins de Oliveira e Maria Rodrigues da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Rosa Julião Ribeiro, 87 anos, do lar, filha de Izidoro Julião e Verônica da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Sebastiana de Morais Honório, 78 anos, costureira, filha de Antônio Paulino de Moraes e Elvira Maria de Jesus. Sep. ontem.

Sérgio Rene Barbara, 46 anos, filho de Odelio Barbara e Maria Aparecida Firmino Barbara. Sep. ontem.

Tobias Oliveira Santos, 80 anos, auxiliar de produção, filho de Antônio de Oliveira Santos e Olivia Maria Oliveira. Sep. ontem.

Wagner Bueno Moreira, 28 anos, autônomo, filho de José Leonardo Moreira e Terezinha Bueno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Tranqueira, saindo de Almirante Tamandaré.

Wagner da Silva de Jesus, 30 anos, repositor, filho de Osvaldir Hipolito de Jesus e Maria Roseli da Silva Jesus. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]