• Carregando...
 | Arquivo de família
| Foto: Arquivo de família

A vida de Waldemar Garcia Leal passou a ser mais tranquila quando ele trocou a roça pela cidade. Morador de Ivaiporã, no Norte do Paraná, ele pretendia dar uma vida melhor à mulher e aos seis filhos. Acostumado a trabalhar na lavoura, teve de aprender novas funções para conseguir um emprego.

Percebeu que com o pouco estudo que tinha, teria dificuldades. Não pensou muito e se matriculou em um supletivo para completar os anos que faltavam. Na primeira oportunidade, passou em um concurso municipal para o cargo de agente comunitário de saúde, em 1975.

Trabalhava com paixão e não se limitava aos afazeres a que era destinado. Se alguém precisasse de ajuda, lá estava ele. Sempre estava disposto a colaborar. A filha caçula, Rose, conta que muitas crianças e idosos foram levados ao hospital no fusquinha do pai. “Na nossa rua, ele era o único a ter um carro. Todos pediam ajudava e ele sempre prestava auxílio”.

Anos mais tarde, Waldemar passou a atuar na Vigilância Sanitária e inspecionava os estabelecimentos do município. Quando era obrigado a interditar algum, mesmo diante da situação conflitante, sabia agir com sabedoria, educação. Cumpria a sua função, mas mantinha a amizade e o respeito dos comerciantes.

Waldemar era dedicado ao trabalho, mas também à família. Tinha prazer em mantê-la reunida. Depois do trabalho ou nos fins de semana, a alegria dele era segurar uma cerveja gelada, enquanto cantarolava as modas de viola de Gino e Geno e Teodoro e Sampaio – suas duplas favoritas. Aos domingos, pelo menos durante as manhãs, a televisão era só dele. Acordava cedo, sintonizava a TV Cultura e assistia ao programa sertanejo “Viola, minha viola”, de Inezita Barroso.

Ao lado da mulher, Amélia, percorria o caminho da paróquia aos sábados e aos domingos. Era dedicado também à comunidade cristã e tornou-se diácono – função que se orgulhava em exercer, conta a filha.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Dizia a todos que era muito feliz. Os filhos estudaram, como era da vontade do pai, e se formaram em Direito, Pedagogia, Farmácia. Eles abriram um comércio e conseguiram a tão sonhada estabilidade. Waldemar se aposentou em 2001, mas ficou incomodado com a ideia de só ficar em casa. Tinha um dinheiro guardado na poupança e resolver instalar uma lanchonete ao lado da faculdade da cidade.

Começou ali outro capítulo especial da vida do ex-funcionário público. O bom relacionamento com a clientela jovem foi imediato. Alguns estudantes acreditavam que Waldemar tinha origem oriental por causa dos olhos puxados e passaram a chamá-lo de “tio San”. O apelido pegou e conquistou o apelidado, que usou o “codinome” como marketing para batizar o estabelecimento.

O aposentado aprendeu a usar as redes sociais e contava com a ajuda das ferramentas online para anunciar os petiscos e convidar os alunos para um “lanchinho” antes da aula. A estratégia foi certeira. O local vivia cheio.

Tudo ia bem até que Waldemar passou a sentir fortes dores abdominais no fim de janeiro. Foi diagnosticado com um tumor no estômago, o que o obrigou a se afastar do trabalho. Submeteu-se a uma cirurgia, em abril, e passou a fazer sessões de quimioterapia e radioterapia. Não resistiu e faleceu em 26 de junho, no Hospital do Câncer, em Londrina. Deixa esposa, seis filhos, dez netos e cinco bisnetos.

Dia 26 de junho, aos 79 anos, em decorrência de um câncer no estômago, em Ivaiporã.

Lista de falecimentos - 04/08/2015

Adir Gomes Messias, 50 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Analin Ribeiro Messias e Alzira Gomes Messias. Sepultamento ontem.

Agenor Rodrigues da Silva, 69 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Adelino Rodrigues da Silva e Josefina Rosa Gomes. Sepultamento ontem.

Alexandro Alberto Leonel, 41 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Messias Leonel e Rosemary Ataide Leonel. Sepultamento ontem.

Amadeu Ferreira, 76 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Ferreira e Vitalina Soares. Sepultamento ontem.

Anderson Ademir Olkuszewski da Silva, 33 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Leandro da Silva e Ana Maria Olkuszewski da Silva. Sepultamento ontem.

Anderson Lopes Fortes, 22 anos. Profissão: servente. Filiação: Vanderlei de Souza Fortes e Beatriz Donizete Lopes. Sepultamento ontem.

Benedito Pimentel da Silva, 68 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Ribas Silva e Rosa Pimentel Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Casemiro Baluta, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Pedro Baluta e Tecla Ladanowska. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Celso Ribeiro, 82 anos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Christian Crispim de Almeida, 24 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Maurício Crispim de Almeida e Simone Barros da Silva. Sepultamento ontem.

Daniel Mendes Scalet, 33 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Danilo Scalet e Joana Mendes Scalet. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Dilah Ribas da Motta, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Ribas da Motta e Anna Henkes da Motta. Sepultamento hoje, em local a definir.

Dolores Joaquim de Lima, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hermínio Joaquim de Lima e Alta Miranda de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Domingos Pascoal Ferreira, 51 anos. Profissão: assessor comercial. Filiação: Lauro Ferreira e Eunice Teresa Alves Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Elisângela Aparecida de Quadros, 6 meses. Filiação: Orlando Ramos de Quadros e Dircelia Aparecida do Vale. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Eliza Cortiano, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Cortiano e Amélia Gabardo Cortiano. Sepultamento ontem.

Eloi Teixeira Ferreira, 72 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Texeira Ferreira e Magdalena Marques Ferreira. Sepultamento ontem.

Eloina Cunha Ihon, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Waschigton Cunha e Eloa Seluci Cunha. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo.

Felomena Alves Scheroki, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Alves Batista e Deonesia Alves de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Francisco Amadeu Follador, 84 anos. Filiação: Francisco Follador e Francisca Leonor Follador. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Palmeira.

Gilson Mariano dos Santos, 39 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Abílio Mariano dos Santos e Dalva Silveira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Santo Antônio da Platina.

Jesuína Gonçalves da Silva, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Belarmino Gonçalves e Maria Botacio Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.

João Maria de Oliveira, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Maurílio Alves de Oliveira e Maria da Conceição de Oliveira. Sepultamento ontem.

João Ricardo Rossi, 32 anos. Profissão: mecânico. Filiação: João Eugênio Rossi e Maria Aparecida Pereira Rossi. Sepultamento ontem.

José Silva dos Anjos, 51 anos. Filiação: José Ramiro dos Anjos e Dalva Silva dos Santos. Sepultamento ontem.

Josimar Nunes de Souza, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: José Milton Nunes de Souza e Ana Maria Nunes de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Júlio César Nunes Mendes, 32 anos. Profissão: técnico em segurança do trabalho. Filiação: Cezar Nunes Mendes e Joanita Rosalina Mendes. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara.

Khetlyn Camille dos Santos Bueno, 4 anos. Filiação: Jeferson Bueno e Adriane Aparecida dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Leonaldo Moraes da Silva, 87 anos. Filiação: Arcidio Moraes da Silva e Maria Joanna de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Marcelo Manhani, 40 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Elvino Manhani e Rosa Maria Fioramente Manhani. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Bom Pastor, em Pinhais.

Maria Inês San Martim Galeto, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aquino Antônio San Martim e Maria Francisca Arietta San Martim. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Maria Vieira Marthim, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Vieira Marthim e Adelina Longhinotti Marthim. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Maria de Lourdes Cavichiolo Nicheli, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Cavichiolo e Silvina da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de residência.

Maria de Lourdes Fernandes Carvalho, 93 anos. Profissão: escriturária. Filiação: Francisco José de Carvalho e Maria Fernandes da Rocha. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Narciza Izabel Vieira, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Paitra e Maria Paitra. Sepultamento ontem.

Nercy Bettini, 88 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Arnanldo Bettini e Idalina Timm. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Osnira Franca dos Anjos, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel A de Franca e Floripa M Santana. Sepultamento ontem.

Otávio D Agostin de Bonfim, 3 dias. Filiação: Charles Agostin de Bonfim e Samara Tiemilly Machado. Sepultamento ontem.

Percival Correa de Camargo, 81 anos. Profissão: executivo. Filiação: Athur Alves de Camargo e Generosa do Amaral Correa. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo.

Rafael Batista Salca, 31 anos. Profissão: ajudante. Filiação: José Batista Salca e Margui Batista Salca. Sepultamento ontem.

Rai Camargo dos Santos, 20 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Nelson dos Santos e Sirlei de Souza Camargo. hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Rosana Eliane Franca, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Margarida Romana de Franca. Sepultamento ontem.

Sebastião Severino da Silva, 77 anos. Profissão: operador de redes. Filiação: Olinda Martins de Moraes e Olindina Martins de Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Tioko Kuwaki, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Akita Ioshimasa e Akita Kio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]