Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
parado

Falha no sistema da Receita Federal interrompe atendimento em Curitiba

Segundo o órgão federal, falha afeta o sistema em todo o país e não há previsão de normalização

Muitos contribuintes não puderam ser atendidos na Receita Federal nesta sexta-feira. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Muitos contribuintes não puderam ser atendidos na Receita Federal nesta sexta-feira. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Quem foi até o prédio da Receita Federal, no Centro de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (8) não conseguiu ser atendido — mesmo aqueles que fizeram o agendamento prévio pela internet. Um problema no sistema do órgão impede a realização de qualquer tipo de serviço, impossibilitando o atendimento ao público. A falha é nacional e não há previsão de quando deve ser resolvida.

De acordo com o delegado ajunto da Receita na cidade, Marcos Vinícius Rinaldi, o sistema está intermitente e isso dificulta que qualquer serviço seja realizado. “Ele volta um pouco e cai logo em seguida. Não tem como atender o público”, conta. 

Leia também - Um ano após morte de copeira, família faz protesto e pede uma decisão para o caso

Por causa do problema, os contribuintes que aguardam atendimento terão de remarcar uma nova visita. “A nossa recomendação é que somente os casos urgentes aguardem para resolver ainda nesta sexta. Caso contrário, que marque para outro dia”, afirma Rinaldi. Segundo ele, como não há previsão de que o sistema se estabilize, corre o risco de a pessoa passar o dia na fila. “Tem coisas que não precisam ser resolvidas hoje, daí corre o risco de o contribuinte esperar o dia inteiro por algo que ele poderia resolver na segunda-feira”. 

Entre os serviços considerados emergências, o delegado cita aqueles em que o indivíduo está no último dia do prazo, seja para realizar uma impugnação ou para solicitar uma certidão negativa para participar de uma licitação, por exemplo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.