• Carregando...
whatsapp
Golpe é cometido a partir de redes sociais.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Golpistas têm usado o nome do restaurante Madalosso, de Curitiba, para clonar contas do WhatsApp. Por meio de um perfil na rede social Instagram, os criminosos mandam mensagem dizendo que a vítima ganhou vouchers do estabelecimento. Para poder ter direito a promoção, o golpista pede o nome completo e o número do celular da vítima e pede que a pessoa repasse o código que será recebido via SMS.

Esse código, no entanto, dá acesso a conta do WhatsApp para o golpista, que logo em seguida desativa a conexão do aplicativo no celular da vítima. O golpe pode ser evitado caso a conta do WhatsApp seja protegida com a verificação em duas etapas, que pode ser ativada nas configurações do app.

O perfil oficial da Família Madalosso informou sobre o caso nas redes sociais e pede que as pessoas tomem cuidado com perfis não oficiais da marca e desconfiem de campanhas de descontos ou qualquer ação que não seja veiculada nos perfis oficiais.

Como evitar?

Apesar de ser um golpe comum e que traz uma série de prejuízos, é possível evitar. A primeira coisa a ser feita é ativar a autenticação de dois fatores no WhatsApp. Para isso, é preciso ir em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas para habilitar uma senha de segurança.

É importante nunca fornecer dados de acesso ou token do aplicativo por mensagem de WhatsApp ou SMS. Geralmente o criminoso pede essa informação para conseguir a liberação do acesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]