• Carregando...
Vacinação infantil da Covid-19 em Curitiba.
Vacinação infantil da Covid-19 em Curitiba.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), lamentou a baixa vacinação da Covid-19 de crianças no último sábado (5). Do público aguardado de 40 mil crianças, apenas 14 mil foram se imunizar na data. A baixa procura, inclusive, forçou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a ampliar a aplicação de repescagem ainda no sábado de quem não se imunizou na data da convocação.

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA PELO WHATSAPP

"No sábado, dia 05/02, era para termos vacinado até 40 mil curitibinhas. Apareceram SÓ 14 mil! Vacina é vida, Covid é doença que criança alguma merece. Levem os pequeninos às unidades de vacinação!", apelou Greca em postagem em suas mídias sociais nesta segunda-feira (7).

Também nesta segunda, o prefeito publicou vídeo junto com a primeira-dama Margarita Sansone pedindo para os pais levarem às crianças para a vacinação e criticou as informações falsas sobre a imunização. "O espírito maligno de quem quer desinformar está provocando a ideia de que vacina faz mal. Isso é loucura pura", disse o prefeito. "Toda vez que vacina, o mundo melhora e menos gente fica doente. Por isso, de coração, meus curitibinhas, vão para a vacina e vão com alegria e muita confiança", pediu o prefeito no vídeo.

A baixa adesão dos país para vacinar os filhos vem preocupando a prefeitura. Ao ponto de Greca se reunir nesta segunda com a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. “Não foi registrado, até agora, um caso sequer de morte de criança ou de alguma reação grave que tenha ligação com a vacina. Hoje, quem mais se interna em UTI é quem não está vacinado. Vacina é proteção”, afirma a secretária de Saúde.

Não só entre adultos, mas também entre as crianças o contágio da Covid-19 está acelerado por causa da variante ômicron do coronavírus, mais transmissível. Do começo do ano até sexta-feira (4), o Hospital Pequeno Príncipe confirmou 691 novos contágios entre crianças. Em pouco mais de um mês, esse volume já é praticamente metade de todos os quase 1,3 mil casos de todo o ano de 2021.

Vacinação nessa terça

Receberam a primeira dose nesta segunda crianças nascidas entre 1.° de janeiro e 30 de junho de 2016. Nesta terça-feira (8), a vacinação será os pequenos nascidos entre 1.° de julho e 31 de dezembro de 2016 e entre 1.° de janeiro e 8 de fevereiro de 2017. Não haverá repescagem nesta terça para crianças que não se vacinaram na data em que foram convocadas.

A vacinação é das 8h às 17h nas unidades de saúde listadas no site Imuniza Já. A Secretaria de Saúde orienta para que os pais e responsáveis façam o cadastro prévio da criança no aplicativo ou site Saúde Já para agilizar o atendimento. Crianças que atendidas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]