• Carregando...
Greca propõe acabar com cargo de ascensorista e outros 30 em vias de extinção
| Foto: BigStock

O prefeito Rafael Greca (DEM) encaminhou para a Câmara de Vereadores proposta de extinção de 31 cargos de servidores da prefeitura de Curitiba. Entre os cargos estão profissões cada vez menos procuradas ou em extinção, como ascensorista, telefonista e operador de computador, e ainda profissionais que não têm mais função nos quadros municipais, como desenhista e técnico em confecção de lentes de óculos.

“Na realidade contemporânea da administração municipal, os referidos cargos se mostram obsoletos e extemporâneos”, justifica Greca no texto da proposta.

Pelo projeto, conforme os atuais servidores destes cargos se aposentem ou se desliguem da prefeitura, a ideia é extinguir cada uma das vagas. “Enquanto permanecerem com seu vínculo ativo, continuarão a ser tratados como servidores iguais aos demais, sem discriminação, limitação ou perda de direitos”, ressalta o prefeito.

De acordo com Greca, todas as vagas destes 31 cargos foram criadas há mais de 25 anos, refletindo a realidade da gestão municipal naquela época. “No curso desse largo período, a cidade de Curitiba modificou-se profundamente, os serviços públicos municipais evoluíram quanto à técnica de desenvolvimentos das atividades e quanto ao método de ação, mas os cargos que retratam o passado e uma realidade superada permaneceram”, justificou.

O projeto está sob avaliação da Procuradoria Jurídica, antes de seguir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Após o trâmite na CCJ e em outras comissões, a proposta irá para votação dos vereadores em plenário. Se aprovada, retorna para sanção do prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]