Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fraude

Grupo é suspeito de usar contas falsas para desviar dinheiro de precatórios

Aniele Nascimento / Gazeta do Povo (Foto: )

Denúncia da direção do Branco do Brasil em Curitiba levou a Polícia Civil a desarticular um grupo suspeito de fraudar precatórios – valores devidos de ações judiciais contra o poder público a beneficiários. A investigação aponta que o prejuízo passa de R$ 3 milhões.

Foram cumpridos mandados judiciais de busca nas casas dos investigados, além de apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias. O gerente de uma agência do Banco do Brasil e um casal de empresários foram presos temporariamente semana passada, suspeitos de envolvimento no crime. O gerente e o empresário tiveram a prisão preventiva renovada. Já a mulher foi libertada após decisão judicial. Eles foram indiciados por associação criminosa, lavagem de dinheiro, furto mediante fraude, peculato e falsificação de documentos. Cinco vítimas foram identificadas até agora, sendo quatro do Rio de Janeiro e uma do Espírito Santo.

A investigação começou em dezembro de 2018, a partir de denúncia a diretoria do Banco do Brasil constatar uso de documentos falsos para saques de precatórios e transferências de valores para contas falsas abertas no nome das vítimas.

De acordo com os investigadores, o gerente teria feito consultas das contas jurídicas e dos cadastros dos beneficiários vítimas da fraude. As tarefas de abertura de contas e o resgate de depósitos judiciais não estavam entre as  atribuições do cargo deste gerente investigado.

Os precatórios eram depositados nas contas falsas e depois os valores eram transferidos para uma conta jurídica em nome de uma distribuidora de produtos farmacêuticos, além de contas pessoais do casal de empresários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.