• Carregando...
Nomeação dos novos  guardas municipais deve acontecer em março de 2019. | JONATHAN CAMPOS/GAzeta do Povo
Nomeação dos novos guardas municipais deve acontecer em março de 2019.| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAzeta do Povo

Em 2019, 171 novos guardas municipais deverão passar a patrulhar as ruas e espaços públicos de Curitiba. A prefeitura está convocado os aprovados no concurso público de 2015, cuja nomeação está prevista para março do ano que vem.

A partir do momento em que forem chamados, os aprovados entrarão no curso de formação da Guarda Municipal em maio de 2019. Esses guardas se juntarão aos 59 aprovados em outro concurso que atualmente estão em fase final de treinamento.

De acordo com a prefeitura, 101 dos 171 concursados estão na segunda fase da convocação. Ou seja, realizam os exames admissionais e a entrega da documentação. Os outros 70 - que foram chamados em setembro - estão na fase de investigação de conduta para que possam atuar na corporação.

Leia também: Cheiro de fezes e urina segue na XV um ano após prefeitura voltar a lavar calçadão

O número de guardas em serviço, do concurso de 2015, chegará a 400 em março de 2019, segundo balanço da administração municipal.

Os candidatos podem acompanhar o andamento no processo pelo site da prefeitura, no link concursos públicos.

Veja também: Horário de verão vai começar mais tarde em 2018; confira as datas

Etapas

Depois que os aprovados em concurso público são convocados, eles passam por investigação de conduta, exame médico admissional, entrega da documentação e exame toxicológico, contratado e pago pelo candidato.

Com todas essas fases concluídas, o candidato é nomeado e então irá fazer o curso de formação técnico-profissional no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. São 740 horas-aula e ocorre a realização de provas ao fim de cada módulo.

Esse curso se dá no primeiro período do estágio probatório. Há também o estágio supervisionado por guardas mais experientes. Após ser aprovado em todas essas fases, o candidato irá assumir as funções cabíveis aos guarda municipais.

59 GMs

Além dos 171, 59 guardas municipais de Curitiba estão na fase final do treinamento, quando vão para as ruas aprender o dia a dia da profissão. Sob supervisão, eles já estão auxiliando nas rondas nas praças 19 de Dezembro, Tiradentes, Santos Andrade, Osório e Zacarias, além do Passeio Público, da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem.

“Nesse primeiro contato com a atividade, eles estão prestando um serviço estritamente social, de orientação às pessoas. Nós observamos as condutas, a postura e a disciplina de cada um”, explica um dos coordenadores dessa etapa da capacitação, o guarda municipal Marcelo Boza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]