• Carregando...
Como a armadilha com gaiola não deu certo, Ibama avalia tentar capturar o bugio com uso de sedativo. | Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Como a armadilha com gaiola não deu certo, Ibama avalia tentar capturar o bugio com uso de sedativo.| Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Após 10 dias sem conseguir capturar o macaco bugio que atacou um bebê em um condomínio de Araucária, região metropolitana de Curitiba, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) pretende mudar de estratégia. A partir de terça-feira (4), técnicos do órgão deverão trocar a armadilha com alimentos por um sedativo que faça o animal dormir rapidamente e permita a captura.

De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Julio Gonchorosky, os técnicos do órgão têm uma reunião com médicos veterinários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta segunda-feira (2) para definir qual tranquilizante pode ser usado. “Estamos procurando o melhor sedativo que faça o animal adormecer rapidamente sem que haja risco a saúde para ele”, explica Gonchorosky.

- Leia também - Sete pinguins voltam para o mar após resgate e tratamento em Pontal do Paraná

Desde o dia 23 de novembro, equipes do Ibama têm tentado capturar o bugio utilizando uma arapuca. Nos primeiros dias, a armadilha se tornou uma fonte de alimento para o macaco, onde ele entrava, pegava a comida e deixava a pequena jaula sem ser capturado. Segundo Gonchorosky, a expectativa era de que o animal passasse mais tempo na emboscada, aumentando a chance de captura sem a necessidade de um calmante. No entanto, o macaco não tem facilitado a ação dos técnicos. “Ele está dando um baile”, brinca o superintendente.

Se a equipe decidir utilizar o sedativo, a captura deve ser terça ou quarta-feira (5), quando o animal será levado para um centro de triagem. O detino do bugio, um dos maiores primatas do Brasil, ainda não foi divulgado. Porém o Ibama já informou que ele ficará sob quarentena para avaliação de saúde. “Veremos se ele tem raiva ou outras doenças, e também observaremos o comportamento do animal”, disse o diretor do Ibama.

- Veja mais - Ibama vais fiscalizar barcos pesqueiros após morte em série de tartarugas

O caso

No dia 14 de novembro, o animal invadiu o apartamento onde mora a família do empresário Fernando Henrique Balardim, cuja filha, Júlia, de apenas um ano, foi mordida pelo primata. A menina teve ferimentos profundos na cabeça e a mãe também foi ferida no braço. O crânio da criança chegou a ficar exposto e ela precisou passar por cirurgia no Hospital do Trabalhador para reconstituir o couro cabeludo.

Os familiares da criança ficaram muito assustados e, mesmo depois de a garota receber alta do hospital no dia 19 de novembro, preferiram não retornar para o prédio onde moram, vizinho do bosque onde vive o bugio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]