Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
preservação

Igreja do Rosário em Curitiba tem pichações removidas

Ação faz parte do programa Rosto da Cidade de preservação de prédios históricos

Pichação removida da fachada da Igreja do Rosário, no Centro Histórico. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Pichação removida da fachada da Igreja do Rosário, no Centro Histórico. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

A luta de Curitiba contra a pichação ganhou um novo capítulo. A Igreja do Rosário, construída por escravos alforriados no século 18 no Largo da Ordem, no bairro São Francisco, está tendo as pichações removidas das paredes. A ação faz parte do programa Rosto da Cidade, lançado pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em outubro, que pretende limpar a fachadas de imóveis no Centro Histórico ao custo de R$ 4,8 milhões.

A Igreja do Rosário é o primeiro dos 14 imóveis que serão limpos no programa organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Quando o Rosto da Cidade foi anunciado, a igreja no Largo da Ordem recebeu a aplicação de uma camada de resina antipichação. Graças a este sistema, as paredes do templo puderam ser limpas terça e quarta-feira.

- Leia também - Bosque da Copel deve virar Reserva natural: empresa estuda abrir área para visitação

A remoção das pichações tem o apoio da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), instituição que promove voluntariamente ações de manutenção de calçadas, limpeza e despiche de fachadas, entre outras ações. O programa Rosto da Cidade será executado em seis etapas e, além da limpeza das fachadas, envolve melhorias acessibilidade, paisagismo e iluminação pública

- Veja mais -

No mês de abril, Greca chegou a homenagear um guarda municipal por ter atirado em um pichador. O rapaz vandalizava a capela do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, quando o GM o abordou. Segundo a corporação, o pichador teria se recusado a descer de um muro, ofendido o agente e atirado uma lata de spray contra ele antes do disparo. Na sequencia, o rapaz teria feito menção de que sacaria uma arma, o que provocou a reação do guarda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.