• Carregando...
Geada no Parque Barigui, em Curitiba
Geada no Parque Barigui, em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O frio intenso que castigou os curitibanos nos últimos dias, em especial no fim de semana, quando a cidade chegou a marcar temperatura negativa, não deve se repetir ao longo deste inverno. De acordo com a Climatempo, outras massas de ar frio vão passar por Curitiba, mas sem a mesma intensidade da que deixou as temperaturas negativasno Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos últimos dias.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Ainda no Paraná, as regiões Sul e Centro-Sul do estado devem ter frio severo, mas sem mínimas negativas.

“Outras massas de ar vão atingir o Brasil até o final do inverno, mas nada que se compare à onda de frio do começo de julho”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. Para se ter uma ideia, não há previsão de geada no Paraná para o restante do inverno.

As serras catarinense e gaúcha ainda podem ter termômetros marcando menos de 0ºC, de acordo com o instituto, mas a previsão de inverno mais ameno segue para as demais regiões desses estados.

O responsável pelo inverno curto é o fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Oceano Pacífico na costa do Peru e altera o tempo em toda a América do Sul. “Ele altera a circulação de ventos na América do Sul, dificultando a passagem de massa ar polar, vinda da Antártica”, explica Josélia.

A massa de ar frio que chegou ao Brasil na última semana e fez com que a temperatura ficasse abaixo de zero em seis estados tinha muita força, o que não deve acontecer neste inverno. “Por conta do El Niño, as massas de ar polares não conseguem ultrapassar a região centro-sul da Argentina, consequentemente, não chegarão ao Uruguai, Paraguai e Brasil”, destaca a meteorologista.

Chuva

No próximo domingo (14) uma frente fria chega ao Paraná e traz chuva. Uma massa de ar frio chega em seguida, porém, não derruba tanto as temperaturas. “Não será algo tão intenso como antes, vai fazer um frio, mas nada perto de zero”, ressalta a Josélia. A menor mínima prevista está em 7°C para Curitiba, na quarta-feira (17).

E, como já foi adiantado em matéria na Gazeta do Povo, o frio não passa de julho. “Agosto deve ser um mês seco, com poucas chuvas e a temperatura deve ser acima do normal”, informa a meteorologista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]