• Carregando...
Mayara Sanches aprendeu inglês em um ano e meio em projeto social comandado por professor Rodrigo Rodrigues
Mayara Sanches aprendeu inglês em um ano e meio em projeto social comandado por professor Rodrigo Rodrigues| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Moradora da Vila Torres, em Curitiba, a jovem Mayara Sanches sequer imaginava que ao se inscrever num curso gratuito ano passado para aprender a língua estrangeira a poderia fazer voar alto – até a Alemanha. Com a ajuda de uma vaquinha virtual, ela vai contar sobre sua experiência de ganhar fluência no inglês depois de um ano e meio numa conferência sobre ensino de língua estrangeira em Saarbrücken, na Alemanha, nos dias 17 e 18 de outubro.

Com a meta de arrecadar R$ 20 mil até dia 3 de outubro, a campanha “Ajude a Mayara” conseguiu coletar R$ 6.480 até esta quinta-feira (26). Para a estudante de 21 anos, a viagem é a realização de um sonho que surgiu com o interesse de aprender inglês. "No começo foi muito difícil, porque fui percebendo que eu tinha dificuldades no português também, mas com o tempo o aprendizado foi ficando mais natural”, diz. Para ela, o novo idioma abriu horizontes.

Desde o início do ano, a jovem retribui o aprendizado sendo professora do projeto todas as quintas-feiras. “Com essa oportunidade que me deram de estudar inglês, eu acabei descobrindo esse gosto de ensinar. Agora quero dar aula, estudar mais, repassar isso tudo”, conta animada. Ela ganha o apoio do professor Rodrigo Rodrigues, que foi quem desenvolveu a metodologia de ensino do curso.

Chamada de Brain Connected, a metodologia do professor voluntário formado em Ciências da Comunicação usa princípios de percepção neurológica, morfologia, linguagem mental e aprendizado de regra e exceção para ensinar qualquer tipo de língua estrangeira. Com isso, segundo Rodrigues, o aluno ganha entendendo melhor a lógica também da língua materna.

A nova forma de ensino é aplicada a oito alunos da Vila Torres. “As nossas vagas ainda são poucas, mas a intenção é expandir o projeto em outras comunidades – seria um sonho”, contou o professor entusiasmado. Um convite feito por moradores para iniciar o mesmo projeto no Jardim Acrópoles, no Cajuru, até chegou a ser feito, mas os voluntários do projeto ainda não sabem como vão trabalhar com a demanda. Será necessário instruir novos voluntários com a metodologia.

Vagas disponíveis

Esse ano, oito vagas foram disponibilizadas para os moradores da Vila Torres. São aulas duas vezes na semana, às quintas a tarde, das 15 às 16h40 e aos sábados, das 10 às 10h40. Não há pré-requisito para se inscrever, basta ser alfabetizado e morador da região. As inscrições para o curso são realizadas todo início do ano através do projeto Yourgers, que qualifica jovens da região do Parolin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]