• Carregando...
Folguedo do Boi-Mamão é uma das atrações do festival.
Folguedo do Boi-Mamão é uma das atrações do festival.| Foto: Divulgação

Comida e cultura das comunidades tradicionais do litoral e do interior do Paraná são as atrações do 1º Festival Paranaense de Cultura Popular.  O festival acontece entre os dias 24 e 25 de agosto (sábado e domingo) no Hotel Sesc Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, 91, Matinhos).

Durante o fim de semana do evento, o público tem contato com grupos de artistas do litoral que vão apresentar as suas manifestações culturais em shows e apresentações. Também que será possível saborear comidas típicas em cardápios pensados exclusivamente para o evento.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A abertura oficial do evento é com um baile de fandango, com o grupo Mandicuera, às 15h30 do sábado (24). No dia ainda vai ter apresentações dos grupos de Congada e Boi de Mamão.

Há também uma feira de produtos artesanais dos grupos do litoral e interior paranaense e food trucks de comerciantes locais.

O folguedo do Boi de Mamão é uma tradição cultural caiçara. Uma espécie de ópera popular em que o boi é a figura principal numa narrativa que mistura que mistura música, dança e teatro.

A Congada é uma manifestação cultural com origem nas religiões afro-brasileiras que são muito tradicionais na região da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.

No sábado à noite, há baile de fandango com o grupo Mandicuera. Com sede na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, a Associação Mandicuera foi fundada em 2004 para difundir a prática, o estudo e a difusão da Cultura Popular Caiçara.

Jogos Caiçaras

Jogos Caiçaras; pesca da tarrafa em Caiobá.
Jogos Caiçaras; pesca da tarrafa em Caiobá.

Nas manhãs do sábado e do domingo, há concurso de jogos caiçaras. As principais modalidades são o lançamento de tarrafa – técnica de pesca comum no litoral do Paraná - e a pesca de gorrete, que é a pesca individual na beira mar, modalidade mais comum de pesca no Brasil.

Para finalizar, um almoço tropeiro une o público e participantes. Interessados em participar devem procurar alguma das unidades do Sesc nos telefones abaixo para informações sobre pacotes, hospedagem, e outras atividades, como workshops e oficinas.

SERVIÇO
EVENTO: 1º Festival Paranaense de Cultura Popular
QUANDO: 23 a 25 de agosto de 2019
ONDE: Hotel Sesc Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, 91, Matinhos)
Hotel Caiobá: (41) 3452-8805
Curitiba: (41) 3304-2222
Guarapuava: (42) 3308-2650
Ponta Grossa: (42) 3309-2850
São José dos Pinhais: (41) 3586-5250

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]