Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Lotação restringe novos atendimentos no pronto-socorro do Hospital do Trabalhador

Samu, segundo coordenador do serviço, tem evitado encaminhar pacientes para unidade após pedido da instituição

Hospital do Trabalhador, em Curitiba, está operando na capacidade máxima da unidade | Marcelo Elias/
Gazeta do Povo/Arquivo
Hospital do Trabalhador, em Curitiba, está operando na capacidade máxima da unidade (Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo/Arquivo)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está evitando encaminhar pacientes para o pronto-socorro do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Segundo o coordenador do órgão, Vinícius Filipack, a medida atende um pedido do próprio hospital, que está com capacidade de atendimento no limite. Os casos estão sendo encaminhados para os demais hospitais que compõem a rede de atendimento de emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo instituições da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como o Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

Ainda de acordo com Filipack, na manhã desta segunda-feira (8), foram registrados ainda problemas pontuais para receber pacientes no Evangélico, por falta de insumos de ortopedia, e no Cajuru, por falta de aparelho de tomografia. “A entrada de pacientes depende de termos condições ideais possíveis. A situação normalizou à tarde e os hospitais não estão fechados por causa disso”, comenta o coordenador, ao assinalar, que se necessário, encaminhamentos ainda poderão ser feitos ao Hospital do Trabalhador, uma vez que, apesar desse cenário, a unidade também segue aberta.

Na semana passada, a maternidade do Hospital de Clínicas de Curitiba, no bairro Alto da Glória, precisou ser fechada devido à superlotação. Conforme o HC, todos os leitos dos setores de ginecologia e do alojamento conjunto (para mães ficarem com seus recém-nascidos) - 18 e 21, respectivamente - estão ocupados no momento, enquanto na UTI neonatal, que conta com 30 vagas, há 33 recém-nascidos.

Procurada, a assessoria de imprensa do Hospital do Trabalhador informou que vai apurar informações sobre a situação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.