• Carregando...
Imagens ilustrativa. Macacos não transmitem febre amarela. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Imagens ilustrativa. Macacos não transmitem febre amarela. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo| Foto:

Um macaco bugio adulto foi encontrado morto nesta segunda-feira (15) em uma área de floresta próxima às margens de BR-116 em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Embora não haja evidências suficientes para relacionar a morte do animal a um possível caso de febre amarela, a prefeitura do município informou que o caso deve servir como alerta para reforçar o incentivo à imunização contra a doença na cidade.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

O animal foi encontrado perto da rodovia que liga Curitiba a São Paulo, mas em uma área ainda afastada da zona urbana. Segundo a prefeitura, o corpo do macaco não foi submetido a exames porque já estava em avançado estágio de decomposição.

A princípio, o bugio levava um modo de vida solitário. Não foram encontrados outros animais da espécie por perto e não há indícios, por enquanto, de que haja mais animais mortos na área onde o corpo foi encontrado.

Leia também: Saúde confirma mais um morador de Curitiba com febre amarela

Até agora, nenhum caso de febre amarela foi detectado no município. Na cidade vizinha, Campina Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já confirmou um paciente positivo para o vírus da febre amarela, mas é provável que a pessoa tenha contraído o vírus em Guaraqueçaba, no Litoral.

Mesmo assim, a prefeitura de Quatro Barras lembra que a vacinação contra a febre amarela está disponível nas nove unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Casos no Paraná

Até o momento, já são 15 casos confirmados e 77 ocorrências de febre amarela em investigação em todo o Paraná. Outras 236 suspeitas já foram descartadas, segundo boletim da Sesa.

Na semana passada, São José dos Pinhais, também na Grande Curitiba, entrou em estado de alerta após detectar a morte de 21 macacos no município. O macaco não transmite a infecção, mas a morte destes animais indica a circulação do mosquito vetor da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]