• Carregando...
Em Curitiba, 97% dos vacinados voltaram para receber a segunda dose
| Foto: Gilson Abreu/AEN

A prefeitura de Curitiba informou nesta terça-feira (13) que a grande maioria das pessoas voltou para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 dentro do prazo. Pelo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, das 74.442 pessoas que estão dentro do prazo para a segunda aplicação, 2.438 (o equivalente a 3%) ainda não compareceram a um ponto de vacinação da cidade. A pasta disse que tem ligado para alertar os faltantes da segunda dose e que também envia mensagem pelo aplicativo Saúde Já.

RECEBA notícias de Paraná pelo seu celular

O número, contudo, pode ser ainda menor. Segundo a secretaria, metade dos faltantes seriam profissionais de saúde que podem ter tomado a segunda dose em outro município. “Uma das características da profissão do trabalhador de saúde é ter mais de um emprego, incluindo serviços de saúde de municípios da região metropolitana, onde também podem ser vacinados”, disse Débora Cristina de Lima Carlet, coordenadora da Central de Vacinas de Curitiba.

Para os idosos, a informação da data de retorno para aplicação da segunda dose é anotada no cartão de vacinação quando comparecem para a primeira. No caso dos profissionais de saúde e trabalhadores das forças de segurança, o agendamento ocorre pelo aplicativo Saúde Já. Outra forma de acompanhar o prazo certo da segunda dose é pelo cronograma divulgado pela prefeitura de Curitiba na internet, através das redes sociais e na página www.curitiba.pr.gov.br

As duas vacinas aprovadas no Brasil têm prazos diferentes para a segunda dose, conforme recomendação dos fabricantes. No caso da Coronavac (Instituto Butantan), a segunda aplicação deve ocorrer entre o 21º e o 28º dia após a primeira dose. Para quem recebeu a vacina AstraZeneca, da Fiocruz, a recomendação é de que a segunda dose ocorra 90 dias após a primeira.

Leia também:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]