• Carregando...
Vista aérea de Curitiba.
Vista aérea de Curitiba.| Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

Uma reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) realizada nesta quarta-feira (15), com representantes da administração da capital paranaense e de mais 28 cidades do entorno, apontou um rumo para os novos decretos municipais que definirão as medidas de isolamento contra o coronavírus, a serem adotadas pelos próximos 15 dias. Embora cada cidade possa ter medidas diferentes adotadas para a sua realidade local, pelo menos deve haver um consenso para os horários de funcionamento do comércio e medidas específicas para aberturas de academias e shoppings.

WHATSAPP: receba informações do Paraná pelo celular

Basicamente, academias deverão funcionar com atendimento individual e hora marcada, shoppings devem abrir de segunda à sexta, das 12 h às 20 h e o comércio nos mesmos dias, das 10 h às 18 h. Mercados ficarão fechados aos domingos.

Ainda não se pode garantir que tais medidas serão adotadas pela prefeitura de Curitiba, mas de acordo com o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, tudo indica que haverá medidas em conjunto entre a capital e região metropolitana. “Uma diferença ou outra pode ocorrer, mas a partir de quinta-feira (16) já deveremos ter publicações de novos decretos com textos que caminham em conjunto com o que foi acordado”, disse Wozniack.

Mercados e shoppings

Entre os pontos abordados pela reunião desta quarta-feira, que foi chamada de Fórum Metropolitano, estão o funcionamento dos mercados, que segundo as propostas permanecerão abertos de segunda a sábado e fechados aos domingos. Shoppings poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 12 h às 20 h, o comércio de rua funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 h às 18 h.

Academias podem funcionar com atendimento individual, hora marcada e sem restrição de horário. E salões de beleza devem abrir apenas com atendimento individual e com horário marcado. Igrejas não deverão ter as missas e cultos liberados em Curitiba e só poderão ter conselhos individuais funcionando. Na região metropolitana poderá haver liberação de cultos de acordo com a decisão de cada prefeito. Menores de 12 anos ficam proibidos de frequentar qualquer tipo de comércio.

A expectativa, segundo Márcio Wozniack, é de que os decretos já passem a valer a partir de quinta-feira (16). A prefeitura de Curitiba ainda não se manifestou sobre a publicação de um novo decreto. No entanto, na tarde de terça-feira (14), logo após o governo do estado anunciar o fim das medidas mais restritiva de quarentena, a prefeitura emitiu nota informando que voltava a valer na capital as medidas adotadas com a bandeira laranja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]