• Carregando...
Curitiba terá atos e mobilizações após anúncio de corte de verbas a universidades
| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

Estudantes, docentes e coletivos ligados à educação programam uma série de mobilizações para os próximos dias em Curitiba no rastro das medidas austeras anunciadas na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) contra universidades as federais do país. Dentre as decisões tomadas pela pasta, o congelamento de 30% das verbas destinadas ao custeio destas instituições deve afetar em cheio o funcionamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - onde os debates estão sendo planejados.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Um ato está sendo programado para a próxima quarta-feira (8), às 18h, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. A mobilização está sendo organizada pelo coletivo Lutar e Educar, vinculado ao curso de Pedagogia da UFPR, pelas redes sociais e envolve alunos e professores de diferentes cursos. Até a tarde desta segunda-feira (6), mais de 6 mil pessoas já tinham confirmado presença pelo Facebook.

Antes disso, na terça-feira (7), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Diretórios Acadêmicos da UTFPR vão realizar uma assembleia geral para discutir a redução das verbas. A reunião será a partir das 18h na quadra externa do campus Curitiba, na Avenida Sete de Setembro.

Na quinta-feira (9), é a vez do DCE da UFPR reunir todos os Centros e Diretórios Acadêmicos da instituição para deliberações em defesa da universidade pública e para discutir a construção de uma assembleia geral.

UFPR apoia atos

Frente a um corte de mais de R$ 48 milhões sofrido com a medida anunciada pelo MEC, a UFPR apontou a realização de atos, em conjunto com as entidades representativas de professores, técnico-administrativos e estudantes, como uma das diretrizes que devem ser seguidas a partir de agora para tentar minimizar o impacto da diminuição dos repasses. Em nota, a a instituição ressaltou que, caso a decisão não seja revertida, as atividades e os serviços prestados na universidade serão severamente afetados a partir de julho.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também se pronunciou sobre a decisão do Governo Federal e disse que o bloqueio vai impactar em, aproximadamente, R$ 37 milhões do orçamento de custeio e investimento previsto para 2019. "A UTFPR informa que já iniciou a readequação do orçamento considerando esta nova realidade e, ao mesmo tempo, trabalha para reverter o bloqueio", acrescentou a instituição em nota pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]