• Carregando...
Motoristas que seguem pela Engenheiro Costa Barros não podem mais virar à esquerda e cruzar a canaleta | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Motoristas que seguem pela Engenheiro Costa Barros não podem mais virar à esquerda e cruzar a canaleta| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A partir dessa quarta-feira (24) passa a ser proibida a conversão à esquerda na Rua Engenheiro Costa Barros no cruzamento com a Rua Roraima, no bairro Cajuru. A mudança vale para os dois sentidos (Centro e bairro) e, segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), é uma medida projetada para reduzir acidentes no trecho, já que a conversão permitida até então fazia com que os carros cruzassem pela canaleta do ônibus.

Com a alteração, o condutor que estiver na Costa Barros sentido Centro e quiser entrar na Rua Roraima deverá continuar o trajeto até a próxima quadra. Depois, terá que virar à direita na José de Paula Pereira e, na sequência, novamente à direita na Rua Aracaju, fazendo a chamada conversão em “P”.

Veja também: Condomínio de Curitiba tem pelo menos 300 apartamentos com falhas estruturais

Já os motoristas de caminhões acima de 10 toneladas deverão entrar à direita na Rua dos Ferroviários, depois à direita na Aracaju e em seguida também à direita na Rua Roraima.

No sentido bairro, os motoristas que quiserem entrar na Rua Roraima devem ir pela Rua Cuiabá até a Fernão Dias Pais.

Trecho perigoso

Foram as inúmeras reclamações de moradores que levaram a Setran a estudar uma nova rota de tráfego no cruzamento. Sem sinaleiro específico para as conversões, acidentes com ônibus no local eram comuns, o que há tempos vinha assustando que mora ou trabalha por ali. 

Técnicos da Setran começaram a mexer na sinalização nesta quarta-feira (24)Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

“Sempre foi bem perigoso porque os ônibus passam a quase mil por hora no cruzamento. E quando os motoristas viam o sinal quase jogando para o verde passavam reto e era aí que aconteciam os acidentes. Eu estou achando ótima essa mudança. A gente pediu muito”, comentou Viviane Mattos Lima, 37, funcionária de uma loja na Costa Barros . 

Dono de um estabelecimento de móveis usados bem perto da esquina da Costa Barros com a Rua Roraima, Antonio da Rosa, 43, reitera a preocupação com a falta de segurança no trecho. Segundo ele, os acidentes, além de serem comuns, representavam um risco para todos os que transitam nas proximidades, já que sempre havia chance de que algum dos veículos envolvidos perdesse o controle e atingisse até mesmo pedestres. 

No entanto, ele ressalta que outras medidas poderiam ter sido tomadas, já que a exclusão das conversões no cruzamento deve afetar bastante os motoristas. “Eles podiam, antes de tudo, fazer alguma coisa que desse mais segurança para essa conversão. Nosso bairro já sofre por causa da linha do trem que passa aqui perto e pode ser que isso piore a vida de quem usa essa conversão. Mas vamos esperar para ver”. 

Placas

Na manhã dessa quarta, equipes técnicas da Setran trabalham na retirada e substituição das placas de trânsito no cruzamento. Placas orientativas em verde e branco com a palavra “Atenção” e com o desenho da rota serão implantadas próximo dos semáforos.

Além disso, o semáforo do cruzamento foi atualizado e, agora, conta com botão de acionamento para pedestres. Também foi reforçada a sinalização horizontal, com pintura da faixa de pedestres e da palavra “Pare”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]