• Carregando...
Mutirão será no posto de saúde da Praça Ouvidor Pardinho. | Antônio More/Gazeta do Povo
Mutirão será no posto de saúde da Praça Ouvidor Pardinho.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Um mutirão neste sábado (11) na Unidade de Saúde da Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba, vai reduzir a espera para exames diagnósticos de retinoplastia diabética no SUS, uma das principais causas de cegueira na população. Inédita, a ação, batizada de Retina do Bem, vai reunir 40 médicos oftalmologistas e 100 voluntários para exames e procedimentos cirúrgicos de 4,5 mil pacientes com diabetes que já foram previamente convocados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os atendimentos começam às 8h e vão até as 17h. Os pacientes serão submetidos a microcirurgias como fotocoagulação a laser e retinografia digital. A população que passar pela praça Ouvidor Pardinho também pode aproveitar e fazer gratuitamente exames como glicemia e de fundo de olho, que podem indicar problemas decorrentes da diabetes.

“O mutirão não pretende somente diagnosticar, mas também oferecer o tratamento necessário. Os pacientes com quadros mais graves da doença, por exemplo, serão encaminhados ao serviço cirúrgico, dando seguimento ao tratamento adequado e imediato, evitando o avanço da doença”, afirma o oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, um dos responsáveis pela ação.

O Retina do Bem é uma iniciativa da Oftalmo Curitiba e Retina Curitiba em parceria com a prefeitura e o apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo e pela Associação Paranaense de Oftalmologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]