• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Prepare os guarda-chuvas: com o avanço da frente fria, que chega já na sexta-feira (6) em Curitiba, a chuva chega com força. A expectativa é que comece a chover entre o final da tarde e o início da noite e em volume considerável, cerca de 13 milímetros. O quadro se intensifica para o final de semana, quando o volume deve alcançar os 30 milímetros nos dois dias. Com isso, o sábado e o domingo devem registrar mais chuva do que todo o mês de setembro, que teve apenas 37 mm.

A sexta-feira será um dia de “duas caras” em Curitiba. Pela manhã, a previsão é de alguma nebulosidade, mas o sol deve aparecer em boa parte do período. Assim, os termômetros que começam marcando 14ºC, sobem e chegam à casa dos 27ºC no meio da tarde, de acordo com o Simepar. De acordo com o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, a instabilidade deve chegar à capital nas últimas horas do dia e permanecer ao longo dos próximos dias.

Há chance de temporais mais ao Sul do Paraná e também na região de Curitiba. As chuvas devem vir acompanhadas por raios e por rajadas de vento, que chegam aos 40 km/h, mas ao contrário da última frente fria que passou pela cidade, há pouca chance de queda de granizo no Paraná.

Para o fim de semana, a frente se estabelece sobre a área da capital, deixando o tempo fechado e chuvoso durante o sábado (7) e o domingo (8). Existe, segundo o Simepar, a possibilidade de raios e trovoadas, acompanhadas de rajadas de vento de 50 km/h, classificadas como fortes pelo instituto. E as chuvas serão intensas, com volume de precipitação diário superior ao dobro de uma frente comum – que faz cair cerca de 7 milímetros.

Interior

Na região Oeste, porém, as precipitações caem mais cedo, principalmente nos arredores de Foz do Iguaçu. Como a frente se desloca do centro do continente para o Oceano Atlântico, a área é a primeira a sofrer com a influência do fenômeno. Por isso, a chance de chuva chega já pela manhã.

À tarde, podem começar os temporais causados pelo choque entre a massa úmida e a atmosfera aquecida. E a previsão é que chova cerca de 20 milímetros na cidade. Mesmo assim, os termômetros se mantém, com mínima de 20º C e máxima 29º C. No final de semana, seguem as chuvas fortes, e as temperaturas devem cair, com mínima prevista para 19ºC e máxima de 24ºC.

Mesmo com a chuva chegando já no começo da tarde, a região Norte segue com temperaturas altas. A força com que a frente chega na região faz com que os termômetros não caiam significativamente na sexta-feira, e as máximas seguem batendo na casa dos 30ºC no setor mais setentrional do Paraná, como é o caso de Londrina e Maringá. A mínima fica em 19ºC, segundo o Simepar. No final de semana, os termômetros sobem menos, batendo a casa dos 28ºC nas duas cidades, com mínima de 20ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]