Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
segurança

Novos guardas municipais de Curitiba entram na fase final de treinamento

59 GMs novatos estão participando das rondas no Centro sob supervisão de superiores

Estágio: novos  guardas municipais  estão nas ruas do Centro sob a supervisão de superiores. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Estágio: novos guardas municipais estão nas ruas do Centro sob a supervisão de superiores. (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Cinquenta e nove guardas municipais de Curitiba estão na fase final do treinamento, quando vão para as ruas aprender o dia a dia da profissão. Sob supervisão, eles já estão auxiliando nas rondas nas praças 19 de Dezembro, Tiradentes, Santos Andrade, Osório e Zacarias, além do Passeio Público, da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem.

“Nesse primeiro contato com a atividade, eles estão prestando um serviço estritamente social, de orientação às pessoas. Nós observamos as condutas, a postura e a disciplina de cada um”, explica um dos coordenadores dessa etapa da capacitação, o guarda municipal Marcelo Boza.

- Leia também - PM tem mão amputada em treino do Esquadrão Antibombas

Está é a primeira turma da Guarda Municipal formada desde o curso de capacitação para atuar no transito - desde fevereiro a corporação está multando motoristas que cometem infração na capital. No total, a capacitação teve 740 horas-aula. Os conteúdos abrangem 220 horas de Cultura Jurídica e 520 horas de Técnicas e Procedimentos Operacionais. Entre as disciplinas estavam Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Penal Processual), Antropologia, Sociologia e Direitos Humanos.

A parte prática compreende aulas sobre funções e atribuições da Guarda Municipal, postura, regras de abordagem e aulas de tiro. A nota mínima exigida em cada área é 7 e, caso não atingida, implica na eliminação do candidato.

- Veja mais - Curitiba reforça alerta de raiva após captura de morcego contaminado

Dos novos guardas, apenas três são mulheres. Os novos agentes que se formarão em breve tem entre 22 anos e 53 anos. Como resultado do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais, que envolve corporações de outras nove cidades da Região Metropolitana, eles tiveram a companhia de 14 servidores de Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Quatro Barras, além de Mauá da Serra, município da região norte do Estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.