• Carregando...
 | Rodrigo Nunes/MS
| Foto: Rodrigo Nunes/MS

O Paraná já tem 49 mortes por gripe confirmadas ao longo deste ano. Desses casos, dez foram confirmadas na última semana. Os números constam no boletim divulgado Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (11).

De acordo com o documento, Curitiba é a cidade com mais casos de óbito por gripe registrados: já são 8 desde o início do ano. Logo atrás na quantidade de mortes encontram-se Londrina, com 7 casos; Foz do Iguaçu, com 5; e Guarapuava, com 3.

Saiba onde tomar a vacina da gripe em Curitiba

Até esta segunda, a gripe tinha sido confirmada em 365 pessoas no estado. Isso representa um aumento 16,2% a mais que o boletim anterior, divulgado no dia 4 de julho, que tinha 314 registros.

Tipo da gripe

O subtipo H3 do vírus da influenza A é o que mais está circulando em Curitiba nesta temporada. Embora seja uma classificação diferente, o tratamento é o mesmo usado para tratar uma gripe provocada pelo H1N1, por exemplo, sem necessidade de expor o paciente a um tratamento especial. “Não muda nada o tratamento. O quadro clínico é idêntico nas infecções causadas pelo vírus influenza B, pelo vírus influenza B, pelo AH1 ou pelo AH3”, afirma Marion Burger, infectologista do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

Prevenção

A vacinação é uma das medidas preventivas para influenza, mas para evitar a gripe também é necessário lembrar constantemente de outras: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos e maçanetas.

Isso porque a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Onde tomar a vacina

Fora os laboratórios particulares que fornecem a vacina contra a gripe, o Sistema Único de Saúde (Sus) da cidade também disponibiliza as doses. Desde o dia 25 de junho, a prefeitura liberou a vacina para qualquer cidadão da capital.

A vacina ainda está disponível em nove unidades de saúde de Curitiba. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que divulgou a atualização na tarde desta quarta-feira (11). Para conseguir a dose, basta comparecer a um dos postos de saúde e apresentar documento de identidade com foto. Veja os endereços com doses disponíveis:

Mais de 100 doses disponíveis

Campina do Siqueira (R. Mario Tourinho, 1684, Campina do Siqueira)

Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º, Centro)

Até 100 doses disponíveis

Alvorada (Rua Rua Ivone do Espírito Santo Garcia, 100 –Uberaba)

Uberaba (R. Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba)

Bom Pastor (Rua José Casagrande, 220 V. Alegre)

Clarice (Rua Eloy de Assis Fabris, 634. Novo Mundo)

Menos de 50 doses disponíveis

União das Vilas (R. Frederico Escorsin, 314 - São Braz)

São Braz (Rua Antônio Escorsin , 103, Santa Felicidade)

Vila Leão (Rua Primo Lourenço Tosin S/N. Novo Mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]