• Carregando...
O fenômeno óptico é chamado de irisação | Reprodução
O fenômeno óptico é chamado de irisação| Foto: Reprodução

A imagem de uma nuvem completamente colorida está chamando a atenção dos usuários das redes sociais. O fenômeno inusitado foi visto na cidade de Ribeirão Claro, no Norte do Paraná, dia 28 de janeiro, quando um vendedor da região decidiu registrar o fato.

Gravado por André Luiz Nassif, o vídeo foi divulgado na página do governo do Paraná no Facebook. Apenas na página da administração estadual foram cerca de 81 mil visualizações, 1,6 mil compartilhamentos e 4,4 mil curtidas.

Assista ao vídeo da nuvem colorida no Paraná

Em entrevista ao Paraná TV, o autor das imagens disse que estava trabalhando na Fazenda São João, ponto turístico da cidade, no momento em que percebeu algo colorido no meio do céu. A nuvem permaneceu visível por aproximadamente 30 minutos e foi visualizada por diversos turistas. Ainda segundo Nassif, o clima estava bem quente no dia do fenômeno e o céu estava bem azul, com poucas nuvens. Além disso, logo depois que a nuvem se dissolveu, ocorreu uma pancada de chuva e o sol voltou a aparecer.

Leia também: Chuva de granizo intensa causa alagamento em Curitiba; veja vídeos

O que é?

O Instituto Somar Meteorologia explicou ao telejornal que o fenômeno óptico é chamado de irisação e ocorre devido à decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris, como foi visto pelo vendedor.

De acordo com o instituto, a luz incide em cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera, gerando a dispersão de luz solar. No entanto, o fenômeno só é visto quando o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, de modo que a luz do sol apresente essas cores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]