Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
frio

O frio chegou com tudo. E vai esfriar ainda mais em Curitiba e em todo o Paraná

Termômetro marca 2°C na Praça Rui Barbosa nesta terça-feira. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Termômetro marca 2°C na Praça Rui Barbosa nesta terça-feira. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

O frio chegou definitivamente à região de Curitiba e todo o Paraná, nesta terça-feira (18), e a previsão é de que teremos os dias mais gelados do ano na capital, segundo a meteorologista Beatriz Porto, do Simepar. Em Curitiba, a temperatura chegou a 1ºC de madrugada, com sensação térmica de -4° C. Em Inácio Martins, na região Centro-Sul, a temperatura alcançou -4° C e chegou a nevar.

- Imagens - como o curitibano encarou o frio nesta terça-feira

As temperaturas chegaram abaixo de zero na madrugada desta terça no interior. Em Palmas chegou a nevar. E a temperatura deve baixar ainda mais. “Deve chegar a menos que isso. É muito provável”, afirma a meteorologista. Quarta-feira (19), a previsão é de que a temperatura chegue a 0°C.

Segundo o Simepar, a frente fria se afasta do estado, mas, entre a madrugada e a manhã desta terça, chove entre as áreas mais ao norte e leste. Mas a causadora da queda da temperatura é mesmo a massa de ar polar, o que causou frio logo cedo nesta terça, o que deve permanecer ao longo do dia. O vento é o que vai manter a temperatura baixa.

O ar frio também vai chegar ao norte paranaense e a temperatura diminui muito em comparação aos dias anteriores. A previsão é de formação de geadas em alguns setores e também há risco de prejuízos para a agricultura em função da combinação de ar frio e vento, a chamada geada negra.

A previsão era de que o clima úmido e frio fosse sentido já nesta segunda em todo o estado, mas a meteorologista revela que a presença do sol havia aumentado de maneira inesperada, com a temperatura só caindo a partir do fim da tarde deste dia. “A gente tinha uma previsão, mas o problema é que a máxima foi bem mais elevada que o antecipado. Mais períodos de sol pela manhã e à tarde causaram esse efeito”, contou.

A temperatura começou a baixar no entardecer de segunda, que veio junto com uma garoa. A neve, porém, não é uma garantia. A previsão é de que haja geada em todas as regiões do estado, mas ainda não é possível antecipar o fenômeno, de acordo com o Simepar. Nas regiões mais frias, sul e sudoeste, a probabilidade é maior. A frente fria que chegou ao Paraná é a mesma que chegou a causar nevasca no Chile e passou pela Argentina. Ela está se deslocando de oeste para leste no continente.

 |

1 de 8

 |

2 de 8

 |

3 de 8

 |

4 de 8

 |

5 de 8

 |

6 de 8

 |

7 de 8

 |

8 de 8

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.