i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Precaução

Para evitar vacina falsa de Covid-19, Curitiba recolhe frascos após aplicação

  • 21/01/2021 19:42
Cada frasco vazio da vacina de Covid-19 deve voltar para a Central de Vacinas de Curitiba: objetivo é evitar a falsificação.
Cada frasco vazio da vacina de Covid-19 deve voltar para a Central de Vacinas de Curitiba: objetivo é evitar a falsificação.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ninguém que for vacinado da Covid-19 em Curitiba poderá levar de lembrança para casa o vidrinho vazio do imunizante. Para evitar falsificação, a prefeitura decidiu recolher todos os frascos vazios de vacina após a aplicação. É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde toma essa precaução ao longo de décadas de campanhas de vacinação das mais diversas doenças.

As principais notícias do Paraná no WhatsApp

“Estamos solicitando para que nossas equipes tragam de volta todos os frascos vazios de vacina da Covid-19. Se saíram 50 vacinas, devem voltar 50 frascos vazios. Além de ser um cuidado para evitar a falsificação, o recolhimento é mais uma garantia de que não há desvios das doses”, explica a coordenadora da Central de Vacinas de Curitiba, a farmacêutica Léia Regina da Silva.

As ampolas sem o imunizante são guardadas na Central de Vacinas até que o descarte seja feito pela empresa que recolhe resíduos hospitalares. “Por ser um medicamento, esses frascos precisam ter o descarte correto. Eles não podem ter um uso inapropriado”, reforça Léia.

A coordenadora da Central de Vacinas ressalta que somente as equipes de saúde das prefeituras estão autorizadas a aplicar a vacina da Covid-19, conforme as fases do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Ou seja, neste momento, pela escassez do imunizante no mundo, a vacina não pode ser aplicada em nenhuma clínica particular e nem vendida em hipótese alguma.

O próprio Procon-PR já emitiu alerta para que as pessoas fiquem atentas à venda de vacinas falsas. No Rio de Janeiro, a polícia identificou um ambulante no bairro de Madureira que vendia kit com vacina e certificado falsos, mais seringa e agulha, por R$ 50.

“O consumidor deve ficar atento para não cair em golpe, pois não houve liberação da venda de vacina ainda no Brasil”, reforça a chefe do Procon-PR, a advogada Claudia Silvano, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

PM e GM guardam vacinas

Para garantir que os lotes de vacinas da Covid-19 não sejam desviadas, as secretarias de Saúde do governo do Paraná e da prefeitura de Curitiba contam com reforço das forças de segurança.

No caso das doses que o governo estadual recebe do Ministério da Saúde, a Polícia Militar (PM) faz vigilância 24 horas do estoque no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), na capital. Além disso, a PM também escolta o transporte de cada carga até as regionais que fazem a distribuição aos municípios. Neste momento, metade das 265.080 doses que o Paraná recebeu para a vacinação emergencial, ou seja, 132.540 doses, está armazenada no Cemepar. Esses lotes só serão distribuídos daqui 14 dias, quando será aplicada a segunda dose da vacina na fase emergencial

O mesmo serviço de vigilância e escolta é replicado na prefeitura pela Guarda Municipal (GM). Equipes da GM fazem a vigilância 24 horas da Central de Vacinas e escoltam as doses até o pavilhão do Parque Barigui, onde ocorre a primeira fase da vacinação, que ao longo do ano deve se estender às unidades de saúde nos bairros.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jonsimar Tadeu Catapan

    ± 0 minutos

    Não é ter vacina falsificada que me surpreende... O inacreditável é ter gente que compra...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 13 horas

      O mais irônico disso tudo é que esse vacina já vem originalmente falsa. Basta ver que não passou nos critérios mínimos exigidos pela Anvisa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sr. Walker

        ± 15 horas

        Nossa que maravilhoso. Pensei que jogariam tudo no lixo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.