• Carregando...
Ônibus parados na Praça Rui Barbosa: protesto nesta quarta será de tarde | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ônibus parados na Praça Rui Barbosa: protesto nesta quarta será de tarde| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Após parar o trânsito no Centro de Curitiba no primeiro dia de protesto por segurança no transporte público na manhã de terça-feira (5), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc) espera uma adesão ainda maior da categoria nesta quarta-feira, véspera do Feriado de Independência. Ao todo, 85 linhas devem ser afetadas entre as 15h e às 16h, todas elas passando pela região central da cidade.

- Datas das paralisações - confira quando os ônibus vão parar

- Ônibus vencido - saiba se o prazo de validade do ônibus que você pega já venceu

- Leia também - “Sempre espero o pior”, revela cobrador de ônibus que foi assaltado 76 vezes

Conforme divulgado pelo próprio Sindimoc, os ônibus que passam pelas praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, além dos pontos da Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro vão desligar os motores por uma hora.

Para esta quarta-feira, os representantes da categoria esperam também uma maior compreensão da população no protesto. “Queremos chamar a atenção para os problemas de segurança e violência não só para motoristas e cobradores, mas também para a população que acaba prejudicada, sendo assaltada ou agredida”, contou Adão Farias, secretário do sindicato.

No ato de terça-feira, muitos passageiros reclamaram da paralisação, principalmente os que pagaram passagem e pouco depois foram obrigados a abandonar os ônibus por causa do protesto. “Eles têm direito de protestar, que está tendo mesmo violência. Mas a gente reclama dessa falta de informação”, reclama a jornalista Adriana Moreira, que cerca de dois minutos depois de embarcar no ônibus na manhã desta terça na Praça Rui Barbosa, foi obrigada a descer. “Acho que no mínimo deveriam devolver o dinheiro da passagem”.

Ao todo, estão programadas dez paralisações desse tipo até o próximo dia 19, sendo que cada uma delas vai afetar uma área da capital. Depois do feriado, na próxima segunda-feira (11), as assembleias e paralisações de uma hora serão retomadas e afetando mais regiões além do Centro. No dia 20, o sindicado promete uma paralisação geral, afetando todas as linhas e por mais tempo.

Motoristas e cobradores pedem por mais segurança dentro dos ônibus, sobretudo com a instalação de câmeras dentro dos veículos. Só de sexta-feira (1º) para cá, três ocorrências graves foram registradas nos ônibus de Curitiba. Na noite de sexta, um cobrador da linha Gramados foi assassinado no bairro Capão Raso. Já na segunda-feira, um motorista do Ligeirinho Inter 2 foi esfaqueado após pedir a um passageiro que abaixasse o volume da música que ouvia. Na manhã desta terça (5), horas antes da paralisação, uma passageira foi rendida por dois ladrões que usaram cacos de vidro passa assaltar na linha Circular-Sul.

Contra as multas

O Sindimoc está preparado para recorrer de eventuais multas que possam ser aplicadas contra os motoristas e cobradores pelas paralisações. O Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) disse nesta segunda-feira (4) que vai descontar nos salários as horas paradas durante as assembleias - nesta terça, por exemplo, a saída dos veículos foi interrompida e adiada em uma hora na viação Redentor, na CIC.

“Ainda não temos relatos de multa confirmado, mas estamos preparados para recorrer judicialmente caso isso aconteça. Vamos defender os trabalhadores até a última instância”, garantiu Farias.

O Setransp também acusou o Sindimoc de sequestrar alguns ônibus, obrigando os motoristas a ir até a Rui Barbosa para engrossar a paralisação. O representante do sindicato dos trabalhadores negou tal prática e garantiu que apenas os motoristas aderiram voluntariamente ao protesto.

Cronograma de paralisações

06/09 (Quarta-feira)

15h - Paralisação de 1 hora no Anel Central (Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro)

11/09 (Segunda-feira)

9h - Paralisação de 1 hora GERAL

15h - Paralisação de 1 hora GERAL

12/09 (Terça-feira)

9h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

13/09 (Quarta-feira)

15h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

14/09 (Quinta-feira)

9h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

15/09 (Sexta-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

18/09 (Segunda-feira)

9h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

19/09 (Terça-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

2 0/09 (Quarta-feira)

15h - Ato na Praça Rui Barbosa e passeata

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]