i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião

Sexta-feira Santa e Páscoa terão celebrações adaptadas em Curitiba

  • PorTribuna do Paraná
  • 10/04/2020 09:00
Hóstia será oferecida dentro dos carros.
Hóstia será oferecida dentro dos carros.| Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

As celebrações religiosas da Semana Santa em Curitiba serão adaptadas para evitar aglomerações. Entre as novidades está a adoção do sistema drive thru, que permitirá que as pessoas possam receber a hóstia sagrada no Domingo de Páscoa (12), sem saírem de seus carros. Foram suprimidas as procissões, as Vias-Sacras e o Lava-Pés.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

Para os fiéis das igrejas católicas, as celebrações serão feitas pelas 140 igrejas matrizes da cidade. Na Sexta-Feira Santa (10), a Santa Cruz será colocada em frente às igrejas e os padres darão a bênção aos fiéis dentro dos seus veículos, obedecendo uma fila.

No Domingo de Páscoa as igrejas vão oferecer a comunhão, entre 8h e 12h, para famílias de até quatro pessoas por carro. Porém, é fundamental que os católicos verifiquem, por meio dos canais de comunicação das paróquias que frequentam, se haverá a distribuição da comunhão nos carros, uma vez que nem todas farão o ritual.

Ainda no domingo, ao meio-dia, os sinos das paróquias irão soar por quinze minutos em referência à ressurreição de Jesus Cristo. A benção dos alimentos, tradicional festividade para poloneses e ucranianos durante a Páscoa, também poderá ser feita na modalidade drive thru, nas igrejas destas comunidades.

Os padres que vão participar das celebrações irão usar máscaras-escudo sobre o rosto, terão álcool em gel para passar nas mãos e não deverão tocar nas pessoas ao entregar a hóstia. Aos fiéis será oferecido o álcool gel antes da recepção da hóstia. As medidas devem evitar aglomerações dentro das igrejas e a aproximação física dos fiéis.

A Arquidiocese de Curitiba está incentivando os fiéis a permanecerem em casa, assistirem às missas pela internet. Na capital paranaense, as missas já não estão ocorrendo de forma presencial desde o dia 19 de março. Neste período, as paróquias estão transmitindo as cerimônias religiosas em suas páginas no Facebook.

As celebrações do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, conduzidas pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, não terão a presença de público, mas poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Arquidiocese de Curitiba.

Os horários das celebrações online serão:

Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz
Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal
Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.