• Carregando...
Tempo escuro em Curitiba quinta-feira: previsão é de que cenário se repita nesta sexta.
Tempo escuro em Curitiba quinta-feira: previsão é de que cenário se repita nesta sexta.| Foto: Hamilton Bruschz / Gazeta do Povo

Após dois dias de chuvas intensas, com muitos estragos causados pelo temporal de granizo quarta-feira (17), Curitiba está mais uma vez sob alerta de tempestade. Segundo o Simepar, o risco de temporal aumenta na sexta porque as temperaturas se elevam ainda mais em relação a quinta-feira (19). A chuva deve ganhar força no fim da manhã.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um novo alerta laranja - o mais alto - para chuva em todo o estado do Paraná e Santa Catarina. Segundo o aviso, pode chover entre 30 e 60 mm por hora com rajadas de vento de 60 a 100 km/h e queda de granizo. No temporal de quarta-feira (18), cuja mancha negra da nuvem de chuva chegou a ser detectada pelo satélite, choveu 21,6mm em apenas 15 minutos, segundo o Simepar.

Apesar da chuva, as temperaturas devem ser amenas nesta sexta. O dia começou com 15°C e a temperatura máximas não deve passar de 20°C. Porém, esse aquecimento torna a chuva mais forte, já que há choque entre as condições atmosféricas.

“Por mais que tenhamos uma frente fria na região, há a presença de ventos quentes da Amazônia. Quando um fluxo encontra outro, acontece esse choque”, explica o meteorologista do Simepar, Rodrigo Lins.

Interior e litoral 

A previsão não deve ser muito diferente da capital em todo o estado. Também sob influência da instabilidade da frente fria, Guarapuava, no Centro-Sul, terá pancadas de chuva fortes e possibilidade de granizo. As temperaturas ficam altas na região, entre 16°C e 26°C. Cascavel, no Oeste, também segue com a mesma previsão e os termômetros marcam entre 19°C e 27°C.

O litoral também não escapa das chuvas e pode registrar ventos fortes. Segundo a Marinha do Brasil, essa condição pode provocar ventos de até 75km/h e ondas de 3 a 4 metros em alto mar, não na costa.

Já as temperaturas não sobem muito e em Guaratuba e Matinhos a mínima é de 18°C e máxima de 21°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]