• Carregando...
Trecho da canaleta na Avenida das Américas foi liberado cinco anos após o previsto.
Trecho da canaleta na Avenida das Américas foi liberado cinco anos após o previsto.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Prometida para 2014, parte da canaleta de ônibus entre Curitiba e São José dos Pinhais na Avenida das Américas foi liberada para o trânsito segunda-feira (5). O trecho de 2 km é continuação da Avenida Marechal Floriano Peixoto, indo da Rua União da Vitória, em São José dos Pinhais, até o Terminal do Boqueirão, em Curitiba.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A previsão é de que a liberação total da canaleta, do Terminal do Boqueirão ao Terminal Central de São José dos Pinhais, leve mais 10 meses. A obra começou em 2012, mas em 2016 a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo do Paraná responsável pela execução, alegou que faltava a instalação de sinalização e de semáforos para que, enfim, os ônibus pudessem circular. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.

De tanto tempo que demorou para ser liberada, a canaleta chegou a ser utilizada como estacionamento – o que continua acontecendo na área próxima do Terminal Central de São José dos Pinhais.

Trecho da canaleta na Avenida das Américas que ainda não foi liberado segue sendo usado de estacionamento.
Trecho da canaleta na Avenida das Américas que ainda não foi liberado segue sendo usado de estacionamento.| Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Quatro linhas de ônibus serão beneficiadas pelo novo trecho: o ligeirinho Aeroporto/Boqueirão, Terminal Boqueirão/Afonso Pena, Terminal Boqueirão/São José dos Pinhais e São José dos Pinhais/Boqueirão.

De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, as linhas que circularão no trecho liberado terão corridas mais rápidas. Estudos preliminares mostram que com parte da obra liberada o tempo de percurso no trecho pode diminuir de 15 minutos para 5 minutos. “É uma ação provisória, já que a canaleta ainda não foi totalmente liberada, mas que já poderá trazer importantes ganhos para a população”, admite Santos em entrevista ao site da Comec.

Cobrança

Para quem circula pela região, entretanto, a liberação do trecho de 2 km é apenas paliativa até a liberação total da canaleta. “Não melhorou praticamente nada. O que a gente quer é o expresso direto. Qual é a vantagem de você entrar na canaleta praticamente em Curitiba enquanto que em São José continua fechada”, questiona o cabeleireiro Fernando Claros dos Santos.

Já o encarregado de transportes Mário Borges prefere contemporizar. “Achei que fossem terminar tudo. Mas melhor isso do que nada”, afirma. O motorista Jerri Alexandro acha que a liberação do trecho até ajuda. Mas cobra a entrega total da obra. "A canaleta tem que ser liberada até aqui no Terminal de São José, porque é exclusiva para ônibus, é para facilitar o transporte coletivo. Por que essa burocracia toda?", questiona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]