• Carregando...
Viaduto Pompéia, no Tatuquara, é lberado para o tráfego de veículos após construção das alças de acesso.Foto: Luiz Costa/SMCS
Viaduto Pompéia, no Tatuquara, é lberado para o tráfego de veículos após construção das alças de acesso.Foto: Luiz Costa/SMCS| Foto: Luiz Costa

Quatro anos depois de pronto, o viaduto da Vila Pompeia, na BR-116, no bairro Tatuquara, em Curitiba, finalmente foi liberado para uso dos motoristas. As alças de acesso, parte que faltava para colocar a estrutura em operação, foram inauguradas nesta sexta-feira (25) pelo prefeito Rafael Greca.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias.

O viaduto está localizado em um dos pontos de chegada e saída de Curitiba e foi concluído em 2015 pela concessionária que administra parte da BR-116, a Arteris Planalto Sul, visando desafogar o trânsito.

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Entretanto, a construção das vias de acesso ao elevado, que ficou sob responsabilidade da administração municipal, passou por um longo processo de atrasos.  Uma das justificativas da prefeitura foi o reassentamento de 70 famílias com casas na área de projeto.

 Acesso ao bairro

O acesso do bairro à pista da BR-116 no sentido Curitiba-Fazenda Rio Grande se dá agora pela Rua Francisco Xavier de Oliveira, que desemboca no viaduto. A rua foi alargada, ficando com nove metros de largura, com duas faixas para o tráfego e uma para estacionamento.

Já a entrada para o bairro será pela Rua João Batista Bettega Junior. Entre as duas ruas, outros binários acessórios funcionarão como complemento às alças do viaduto.

Ainda de acordo com a prefeitura, sem comprometer a utilização do viaduto, seguirão em andamento até janeiro as obras na alça de acesso que permitirá o retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

A nova rua está sendo construída para atender moradores que vivem na quadra que antecede a cabeceira do viaduto, no lado esquerdo. A nova via garantirá a eles um caminho mais curto para retornar ao bairro.

Mudanças no trânsito

Três ruas do bairro Tatuquara começam a ter sentido único de circulação para os veículos  desde a última quarta-feira (23). As alterações de trânsito foram feitas para atender as novas alças de acesso ao Viaduto Pompéia.

As mudanças incluem mão única aos motoristas que trafegarem pela Rua Francisca Ferreira da Luz, que poderão seguir apenas da João Batista Bettega Junior para a Francisco Xavier de Oliveira. Já, a Francisco Xavier de Oliveira passou a ter sentido único de circulação da Estrada Delegado Bruno de Almeida para a Rua Camilo Bueno, até o acesso ao viaduto sobre a BR-116.

Na Rua José Zanoncini, os veículos seguem somente da Francisca Ferreira da Luz para a Estrada Delegado Bruno de Almeida.

Itinerários dos ônibus

Com as mudanças na região, 12 linhas de ônibus tiveram seus itinerários modificados. As linhas que sofreram alteração do itinerário são: 680 Rurbana, 681 Dalagassa, 684 Rio Bonito, 690 Vila Juliana, 772 Tupy-Juliana, 617 Jardim Ludovica, 646 Pompéia-Janaína, 655 Jardim da Ordem, 659 Caximba-Olaria e 679 Madrugueiro-Tatuquara.

Veja Também:
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]