• Carregando...
Ressaca danifica casas e comércios na ilha de Superagui; saiba como ajudar os moradores
| Foto: Defesa Civil

A ilha de Superagui, no município de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, registrou uma forte ressaca na tarde de quarta-feira (14). Casas e pousadas da ilha, que é um dos destinos paradisíacos do estado, foram danificadas pelo fenômeno, causado pela alta da maré em noite de lua cheia.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

De acordo com moradores, o mar avançou para dentro da ilha por meio de um rio, que passa atrás das casas. Em seguida as ondas, que ultrapassaram um barranco de areia - que separa as casas da água, causou estragos em diversas residências.

Imóveis danificados em Superagui. Foto: Defesa Civil
Imóveis danificados em Superagui. Foto: Defesa Civil | Defesa Civil

O secretário da Associação de Moradores de Superagui, João Vitor da Silva Batista, relata que a parte de entrada da ilha foi afetada. “O nosso cartão de visitas está todo destruído, na parte costeira as árvores caíram, casas foram danificadas”, lamenta.

A Defesa Civil de Guaraqueçaba informou que ocorreu uma tempestade de marés, conhecida como ressaca, e que foram danificadas uma casa, duas peixarias e uma pousada. Nenhuma repartição pública foi afetada.

Entretanto, o relato dos moradores é de que mais residências sofreram danos. “Foram várias casas afetadas, a situação ficou bem feia. O pessoal teve que ir se abrigar na casa de familiares”, afirma Batista.

Várias casas foram danificadas, segundo os moradores. Foto: Defesa Civil
Várias casas foram danificadas, segundo os moradores. Foto: Defesa Civil| Defesa Civil

Uma das casas prejudicadas foi a de Rosana França, que é funcionária da pousada que foi atingida. “Na frente da casa do meu pai e no meu barraco caiu tudo de uma hora para a outra. A casa do meu tio ainda não foi destruída, mas está bem comprometida”, destaca.

A pousada em que Rosana trabalha também foi danificada. “Dos nossos quatro quartos, dois foram destruídos”, descreve. Os moradores destinaram os turistas para outros estabelecimentos que não foram afetados.

Ajuda

O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) arrecada alimentos, roupas e material de construção para auxiliar os moradores afetados pelo avanço do mar. Quem puder ajudar, deve entrar em contato com o Provopar por meio do telefone (41) 3234-1118.

Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil| Defesa Civil
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]