• Carregando...
Não há risco de água da Sanepar contaminar animais com giárdia, diz governo.
Sanepar garante abastecimento de água durante as festas de fim de ano.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O rodízio da Sanepar em Curitiba e região metropolitana está suspenso por 13 dias. A medida vale a partir desta terça-feira (22) e vai até 3 de janeiro para as festividades de Natal e ano novo.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

As chuvas intensas que caem em Curitiba e região desde a segunda quinzena de novembro colaborou para permitir a suspensão momentânea do rodízio. Nesta terça, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) de Curitiba e Região Metropolitana chegou a 40,86%, um dos melhores dos últimos meses. A última vez que o nível das barragens chegou a este patamar foi em maio. Nos primeiros 15 dias de dezembro, o acumulado de chuva foi de 160,6 milímetros.

Há pouco mais de um mês, o volume de água no sistema chegou ao nível mais crítico da estiagem, com 26,7%. Se o nível cair a 25%, a Sanepar vai adotar automaticamente o rodízio mais severo, de 48 horas sem água por 24 horas com água.

Não desperdice com o rodízio suspenso

Apesar do alívio provocado pelas chuvas, a Sanepar reforça a importância de manter o uso racional da água, com a meta estipulada pela companhia de 20% no consumo individual. Segundo a empresa, historicamente há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas de fim de ano. Isto significa um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender 150 mil pessoas, o equivalente aproximadamente à população de Guarapuava, nos Campos Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]