Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
investigação

Secretaria de Segurança convoca reunião com shoppings para frear onda de assaltos

Em duas semanas, cinco estabelecimentos foram assaltados em centros comerciais. Em um deles, os bandidos agiram duas vezes em cinco dias

Secretário Wagner Mesquita solicitou reunião com shoppings para tentar resolver a onda de assaltos a esses estabelecimentos. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Secretário Wagner Mesquita solicitou reunião com shoppings para tentar resolver a onda de assaltos a esses estabelecimentos. (Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) agendou para sexta-feira (7), às 15 horas, reunião com as administradoras de dez shoppings de Curitiba e região metropolitana para anunciar ações de combate à onda de crimes nestes estabelecimentos. Participarão da reunião a cúpula da segurança pública do estado: o secretário Wagner Mesquita, o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato.

Leia também: Adolescentes suspeitos de assalto à loja de celulares no Água Verde são apreendidos

Em duas semanas, lojas de cinco shoppings de Curitiba foram assaltadas. Em uma delas, de eletrônicos em um centro comercial no Batel, foram dois assaltos no período de cinco dias. Já em uma loja de celulares em um shopping no Portão, os ladrões chegaram a atirar e um segurança durante o assalto na noite de terça-feira (5), que está internado em estado grave. Na madrugada de terça, um hipermercado no Alto da XV também teve 60 celulares levados após os ladrões arrombarem a porta com um carro.

De acordo com o delegado Emanoel David, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), que investiga os casos, uma das causas dessa onda de assaltos é que esses estabelecimentos não apresentam uma segurança tão reforçada quanto bancos ou lojas de joias. “A criminalidade vê um nicho específico e agora viu oportunidade em celulares”, afirma.

No assalto de terça-feira à noite, um menor foi apreendido durante o assalto. Além disso, David afirma que a DFR já prendeu pessoas que seriam receptadores dos aparelhos roubados nesses assaltos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.