• Carregando...
Suspensão do rodízio da Sanepar para festas de fim de ano começa nesta quinta
| Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A suspensão temporária do rodízio de água em Curitiba e Região Metropolitana (RMC) começa nesta quinta-feira (23). Até 3 de janeiro, a Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) suspende o racionamento nos bairros para que a população tenha água nas festividades de Natal e ano novo. No dia 4 de janeiro, o rodízio retorna com 60 horas com água por 36 horas sem fornecimento.

Algumas regiões de Almirante Tamandaré, Colombo, Bocaiúva do Sul e Tijucas do Sul não terão o rodízio interrompido. Essas áreas não fazem parte do Sistema de Abastecimento de Água Integrado (SAIC), formado pelas quatro barragens que abastecem a capital e RMC. Essas regiões são abastecidas diretamente por rios ou pelo Aquífero Karst, que continuam com vazões reduzidas em função da crise hídrica.

Apesar da interrupção do rodízio, a Sanepar alerta a população para que não desperdice água. A companhia pede para a população seguir o plano de economizar 20% do consumo individual para que o sistema não volte a ter problemas, o que tornaria o racionamento ainda mais duro.

Na manhã desta quinta, o nível das quatro barragens de Curitiba e RMC está em 66,11%; Para que o rodízio seja completamente encerrado, o sistema precisa alcançar a marca de 80%. A expectativa da Sanepar é de que tal volume possa ser alcançado só no fim do verão, em março, diante da previsão de que a chuva até lá será abaixo da média histórica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]