Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
de cara nova

Três Faróis do Saber reabrem após reforma, um deles com impressora 3D

Unidade do Uberaba terá tecnologia para alunos construírem protótipos

Farol do Saber Hebert de Souza, no Uberaba, foi o primeiro reaberto após reforma. | Daniel Castellano/SMCS
Farol do Saber Hebert de Souza, no Uberaba, foi o primeiro reaberto após reforma. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Três Faróis do Saber voltam a funcionar nesta quarta-feira (11) em diferentes bairros de Curitiba. Símbolos da primeira gestão do prefeito Rafael Greca (PMN) à frente do município, os prédios estavam fechados desde o final do mês de julho para reformas.

A primeira unidade a reaabrir foi o Farol Herbert de Souza, junto à Escola Marumbi, no bairro Uberaba. Ela teve o piso trocado, foi pintada e contou com a substituição das chapas de aço que estavam comprometidas com a ferrugem. Além disso, também teve troca de telhas e rufos, do piso das escadas, dos vidros e da iluminação, assim como obras de reparo nos banheiros e troca de mobiliário.

Leia também: 5 trambolhos urbanos que você nem lembrava que ainda existiam em Curitiba

A unidade também recebeu novos equipamentos. Como foi escolhido para ser o primeiro Farol do Saber e inovação, recebeu uma impressora 3D para que os estudantes possam construir protótipos e outros objetos a partir dessa tecnologia.

O Farol do Saber Manuel Bandeira, na Escola Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, também será reaberto nesta quarta-feira com novo piso, regularização do passeio e ventiladores para que os estudantes possam lidar com os dias de calor. Já o Farol Fernando Amaro, na Escola Heitor de Alencar Furtado, deve voltar a funcionar na segunda-feira (16).

De acordo com a prefeitura, a escolha das unidades foi feita a partir de uma avaliação feita pela coordenadoria de Obras da Secretaria Municipal da Educação. A meta é executar os serviços necessários, de acordo com a disponibilidade de recursos, em todos os faróis que precisam de manutenção. Durante o período de obras, a comunidade não teve acesso às bibliotecas e computadores.

Ao todo, Curitiba possui 44 Faróis do Saber, sendo 32 em escolas, nove em praças e mais três temáticos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.