• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu nesta segunda-feira (26) a chamada complementar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2018. Nesta etapa, a convocação é de candidatos que optaram por ficar na lista de espera por vagas remanescentes. A lista dos convocados, bem como o edital com todas as regras do processo , que define datas e horários específicos, está disponível no site da instituição.

O período da chamada complementar vai até quarta-feira (28) e vale para os campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina. Em Curitiba, as sessões da chamada pública são para cursos da capital e de Pontal do Paraná, entre os dias 26 e 28, no prédio da Praça Santos Andrade.

- Leia mais - Obra do Ligeirão começa nesta segunda e deve deixar trânsito lento na Praça do Japão

É importante lembrar que candidatos convocados por este sistema só assumem vaga se estiverem presente no momento da chamada, uma vez que se trata de um processo em que são realizados, ao mesmo tempo, o preenchimento das vagas restantes e o Registro Acadêmico. São convocados, em média, três vezes mais candidatos do que o número de vagas.

Assim, o ocupante da vaga será o candidato que, durante a sessão, tiver o nome chamado — a ordem é estritamente a de classificação –, e possuir toda a documentação para proceder ao registro na sequência. Candidatos não chamados continuarão na lista de espera.

Outro ponto importante é que o horário divulgado na tabela do edital para cada curso diz respeito ao horário-limite para que o candidato esteja presente à sessão. Isso significa que as portas serão fechadas no horário-limite e que os candidatos precisam se apresentar com 20 minutos de antecedência.

Em Jandaia do Sul, as sessões ocorrem nos dias 27 e 28, para cinco os cursos de Ciências Exatas, Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção. Em Matinhos, haverá duas sessões no dia 27. Em Palotina, a chamada será em 27 e 28.

De acordo com o edital, serão desclassificados os candidatos que não atenderem aos editais da UFPR para o Sisu-2018; não estiverem presentes; ou, no caso de cotistas, os que tiverem a autodeclaração invalidada por banca. Convocados para a Chamada Pública Nominal que não puderem comparecer poderão ser representados por um procurador que tenha sido constituído dentro das regras do edital de convocação.

A documentação exigida para os candidatos varia conforme a lista de concorrência pela qual o candidato optou no Sisu. A lista está disponível no Guia do Candidato do Sisu 2018, divulgado em janeiro.

Cotas

Candidatos que concorrem como cotistas (seja pessoa com deficiência ou negros e pardos) também precisarão comparecer às sessões. No caso deles, o Registro Acadêmico será condicional, ou seja, dependerá do resultado das bancas de validação de autodeclaração. As bancas serão nos dias 6 e 7 de março. O edital específico para elas será divulgado em breve na página do SiSU 2018 no site do NC-UFPR.

Pelos cálculos do Núcleo de Concursos da UFPR, a primeira chamada pública para o SiSU 2018 convocou 2.460 candidatos para o preenchimento de 928 vagas remanescentes. Outras duas chamadas estão agendadas para este ano. A previsão é que os editais sejam divulgados nos dias 2 de março (para sessões entre os dias 6 e 8 de março); e no dia 8 de agosto, com sessões entre 14 e 16 de agosto. As datas foram retificadas em edital publicado nesta quarta-feira (22).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]