• Carregando...
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda (7)
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda (7)| Foto: Priscilla Mafra/GESP

Com o maior número de casos de sarampo do Paraná, Curitiba começa nesta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra a doença. Até a última quinta (4), a capital concentrava 45 das 59 situações registradas no estado até agora e segue com outros 127 pacientes em investigação.

Normalmente, assim como em todo o país, Curitiba não tem uma campanha específica para reforçar a vacina do sarampo, já que as doses estão incluídas no calendário normal de imunização definido pelo Ministério da Saúde. Contudo, diante do avanço da doença, neste ano haverá reforço.

As vacinas serão dadas em todas as 110 unidades básicas de saúde da cidade, dentro do horário de funcionamento de cada uma delas. A ação é nacional, adotada como estratégia pelo Ministério da Saúde para tentar interromper a circulação do vírus, que já matou nove pessoas no estado vizinho de São Paulo, entre elas um bebê de 11 meses.

A campanha, no entanto, será em duas etapas e para um público específico de pessoas que não tenham sido vacinadas anteriormente ou que não estejam com a situação vacinal em dia.

Etapas da campanha

A primeira etapa será de 7 a 25 de outubro para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com dia D no dia 19 de outubro, um sábado. Nesse, dia, algumas unidades vão abrir para reforçar a campanha.

Na segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, o público-alvo são os jovens adultos de 20 a 29 anos de idade. A faixa etária é a que tem o maior número de pessoas que são acometidas pela doença no surto registrado no país neste ano. O dia D será no dia 30 de novembro.

Até setembro deste ano, segundo a SMS, foram aplicadas em Curitiba 159.830 doses de vacina contra o sarampo – 66% a mais do que o ano anterior todo e mais que o dobro das realizadas durante todo o ano de 2017.

Antes de confirmar o primeiro caso no município, em 20 de agosto, a capital paranaense estava há 21 anos sem diagnóstico positivo para o vírus, cuja volta está ligada à queda da procura por vacinação em todo o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]