• Carregando...
“Adão e Eva”, de Torres García, rasurada no MON. | Rogério Galindo/Gazeta do Povo
“Adão e Eva”, de Torres García, rasurada no MON.| Foto: Rogério Galindo/Gazeta do Povo

Pelo menos duas obras expostas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba foram alvo de vandalismo nos últimos dias. Telas que mostram nus femininos foram rasuradas, apagando trechos das genitálias. Não se sabe qual a motivação do ato.

Uma das telas rasuradas pertence ao acervo permanente do Museu. “Adão e Eva”, de autoria do uruguaio José Torres Garcia, mostra três figuras humanas nuas. A obra, que está exposta na exibição “Histórias do Acervo do MON”, foi danificada exatamente no trecho onde se vê a genitália feminina.

A outra tela é “Nereidas Modernas”, assinada por Rodolpho Doubek, e faz parte de uma exposição em homenagem à Escola de Alfredo Andersen. A tela foi emprestada pelo Museu Alfredo Andersen, também de Curitiba e, assim como “Adão e Eva”, segue em exposição mesmo após as rasuras.

Funcionários da segurança confirmam, sem se identificar, que houve uma série de atos de vandalismo contra as obras e que algumas telas teriam sido “furadas”. A reportagem entrou em contato com o Museu Oscar Niemeyer e com o governo do estado para saber o que se sabe sobre o caso e se alguém foi punido pelos ataques, mas ninguém foi encontrado.

“Nereidas Modernas”, assinada por Rodolpho Doubek, também sofreu vandalismo na região da genitália femininaRogério Galindo/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]