Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trilha do Sagrado

Vandalizado no carnaval, Largo da Ordem começa programa de visitas educativas guiadas

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba não foi poupada durante tumultos de carnaval (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Ouça este conteúdo

Palco de três noites seguidas de tumulto, depredação, saques e enfrentamentos entre foliões, guardas municipais e PMs, o Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba, começa no próximo fim de semana um calendário de visitas educativas guiadas.

A Trilha do Sagrado, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, passará por pontos religiosos turísticos que foram alvo de vandalismo. A primeira Igreja Presbiteriana Independente, por exemplo, um prédio em estilo neoclássico de 1934, teve paredes e vidros pichados e uma porta de madeira quebrada. Só não foi invadida graças a uma grade interna, que deteve os agressores. Os visitantes vão passar também ao lado de prédios públicos vandalizados, como o Palacete Wolf, onde funciona o Instituto Municipal de Turismo, e o Memorial de Curitiba, espaço de exposições, que foram pichados e tiveram vidros e portas quebradas. A prefeitura ainda faz levantamento dos prejuízos.

Para participar da visita guiada “Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba”, é preciso fazer cadastro pelo e-mail ensinoreligioso@edu.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. A inscrição é gratuita.

A caminhada tem 1,2 km, com duração de duas horas. A saída é da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente e do Rosário, além da Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib. As visitas acontecerão uma vez por mês, às 9h, até novembro deste ano. Confira as datas: 29 de fevereiro; 28 de março; 25 de abril; 30 de maio; 27 de junho; 25 de julho; 29 de agosto; 26 de setembro; 24 de outubro; 28 de novembro.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib foi fundada em 1972 (Foto: Arquivo / Gazeta do Povo)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.