• Carregando...
Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba não foi poupada durante tumultos de carnaval
Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba não foi poupada durante tumultos de carnaval| Foto: Levy Ferreira/SMCS

Palco de três noites seguidas de tumulto, depredação, saques e enfrentamentos entre foliões, guardas municipais e PMs, o Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba, começa no próximo fim de semana um calendário de visitas educativas guiadas.

A Trilha do Sagrado, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, passará por pontos religiosos turísticos que foram alvo de vandalismo. A primeira Igreja Presbiteriana Independente, por exemplo, um prédio em estilo neoclássico de 1934, teve paredes e vidros pichados e uma porta de madeira quebrada. Só não foi invadida graças a uma grade interna, que deteve os agressores. Os visitantes vão passar também ao lado de prédios públicos vandalizados, como o Palacete Wolf, onde funciona o Instituto Municipal de Turismo, e o Memorial de Curitiba, espaço de exposições, que foram pichados e tiveram vidros e portas quebradas. A prefeitura ainda faz levantamento dos prejuízos.

Para participar da visita guiada “Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba”, é preciso fazer cadastro pelo e-mail ensinoreligioso@edu.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. A inscrição é gratuita.

A caminhada tem 1,2 km, com duração de duas horas. A saída é da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente e do Rosário, além da Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib. As visitas acontecerão uma vez por mês, às 9h, até novembro deste ano. Confira as datas: 29 de fevereiro; 28 de março; 25 de abril; 30 de maio; 27 de junho; 25 de julho; 29 de agosto; 26 de setembro; 24 de outubro; 28 de novembro.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib foi fundada em 1972
Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib foi fundada em 1972| Arquivo / Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]