i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Câmara Municipal

Vereadores criticam decreto que voltou a fechar academias, bares e igrejas

  • Por Célio Yano
  • 15/06/2020 13:07
Vereador Rogério Campos (PSD) pediu ao prefeito Rafael Greca (DEM) que, “por favor”, reveja o fechamento de academias
Vereador Rogério Campos (PSD) pediu ao prefeito Rafael Greca (DEM) que, “por favor”, reveja o fechamento de academias| Foto: Pixabay

A sessão desta segunda-feira (15) da Câmara Municipal de Curitiba começou com duras críticas ao Decreto 774/2020, que suspendeu atividades de setores como academias e clubes esportivos, igrejas e templos religiosos, praças e parques públicos, além de bares e casas noturnas. Os questionamentos vieram inclusive de parlamentares da base do prefeito Rafael Greca (DEM).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

As restrições às atividades ocorreram a partir das 0h com a mudança para a bandeira laranja de risco de contágio do novo coronavírus. Entre os indicadores utilizados pela prefeitura para a elevação no nível de alerta, está o avanço na ocupação de leitos de UTI, que chegou a 74%. Na noite de sábado (13), manifestantes protestaram contra a medida em frente à casa de Greca.

No legislativo municipal, primeiro a falar foi Osias Moraes (Republicanos), vice-líder do prefeito na Casa e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele se disse indignado com o decreto, que, segundo ele, “radicaliza” ao penalizar “aqueles que estão cumprindo à risca os protocolos de segurança, inclusive os editados pela secretaria municipal de saúde”. “Não posso ser leviano e dizer que tudo está errado, que tudo está ruim. Pelo contrário: parabenizo a secretaria de saúde pelo trabalho que tem feito”, disse. “Mas não posso concordar com a fala da secretária Márcia [Huçulak] – inclusive ela é minha amiga, tenho uma alta estima pela secretária – como se as igrejas, as academias, os restaurantes, fossem os culpados pela disseminação do coronavírus.”

Também pastor evangélico, porém da Igreja O Brasil para Cristo, Ezequias Barros (PMB) fez as declarações mais contundentes contra o Decreto 774. “É inaceitável, inadmissível o que disse a secretária a respeito das igrejas. De forma imprudente, tendenciosa, com total falta de isonomia em seu modo de falar, fez um ato discriminatório”, afirmou. Barros exibiu fotos de terminais de ônibus cheios de pessoas e um vídeo que seria de um bar lotado em Curitiba. “Aí vem a secretária colocar no colo da igreja”, comentou. “Me desculpe, secretária, a senhora foi infeliz, para não dizer palavras mais duras.”

“Vem a secretária e diz que nós não estamos cumprindo e que, pior de tudo, que houve morte ligada à igreja. Houve morte em relação à igreja, mas essa pessoa só foi a igreja? Essa pessoa só esteve na igreja? Ela foi a shopping, ela foi a mercado, ela foi a lugares da cidade, e agora você querer dizer que a pessoa pegou o vírus na igreja? É um despautério, é uma falta de boa vontade com a igreja. Me desculpe eu me alterar dessa forma. Eu não dormi de sábado para domingo ouvindo a secretária dizer o que disse. Eu não dormi. Infelizmente eu passei mal”, relatou.

No sábado (13), a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, mencionou a ocorrência de óbitos relacionados a atividades religiosas ao justificar a manutenção das atividades de shoppings, que originalmente deveriam fechar na bandeira laranja. “Neste momento, não identificamos situação de aglomerações e de descumprimento de protocolo nos shoppings. Já nos setores que estamos fechando, vocês mesmo noticiaram os abusos. Temos óbitos diretamente relacionados a participação em atividades religiosas, não temos nada relacionado a shopping.”

Nesta manhã, Barros exigiu uma retratação por parte da secretária. “A secretária fez um comentário imprudente, irresponsável. [...] No mínimo, a secretária precisa voltar e se retratar com a igreja evangélica, com a igreja católica, na nossa cidade”, concluiu.

Na sequência, Rogério Campos (PSD) voltou suas críticas ao fechamento de academias. O vereador disse ter protocolado na Câmara Municipal um pedido de revisão do decreto. “Quem vai a uma academia está indo buscar saúde”, disse. “Não é só questão estética; é questão, muitas vezes, de orientação médica.” Segundo ele, vários proprietários de academias adotaram medidas de higienização e de distanciamento social.

“Eu, vereador da base do prefeito Rafael Greca, venho pedir aqui, em público, em nome das academias de Curitiba, em nome das pessoas que utilizam academia, em nome dos proprietários que fornecem esse bem estar para a população: prefeito, por favor, reveja isso”, declarou. “Se alguma academia descumprir o que diz a regra, aí sim, eu não tenho dúvida que os próprios donos de academia concordam que seja cassado alvará, seja fechada essa academia.”

Tentativa e erro

Para o vereador Professor Euler (PSD), tem faltado “inteligência” no enfrentamento à pandemia. “A etapa da inteligência, do planejamento, está sendo trocada pelo método da tentativa e erro. Estudar, discutir, criar, testar protocolos que sejam executáveis e fiscalizáveis para o funcionamento de diversas atividades é infinitamente melhor do que permitir que reabram e dias depois mandar que fechem novamente”, avaliou. “Como retaguarda de um decreto é preciso haver muitas horas de reflexão conjunta entre todos os envolvidos.” Euler destacou ainda haver risco à sobrevivência de empresas e, por consequência, a empregos e à arrecadação do município. Ele observou que o artigo 10 do Decreto 774, que elenca as penalidades para quem descumprir a norma, faz referência a uma portaria interministerial, de 17 de março de 2020, que já foi revogada. “Peço atenção da prefeitura quando forem editar um decreto; que se baseiem em portarias que ainda estejam em vigor.”

Outros vereadores que fizeram coro às críticas foram Herivelto Oliveira (Cidadania) e Noemia Rocha (MDB), da oposição. O Pequeno Expediente, horário destinado a comunicações entre os parlamentares, acabou encerrado com uma fila de 11 vereadores inscritos que não tiveram tempo de falar.

Já durante a discussão da ordem do dia, a líder da oposição, Professora Josete (PT) disse “entender a ação da prefeitura”. Ela chamou a atenção para uma carta divulgada em redes sociais e assinada pelo médico paranaense Clóvis Arns da Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, que prevê que esta será a semana mais crítica da pandemia de Covid-19 no Paraná. “É muito importante nós conseguirmos o isolamento social nas próximas três a quatro semanas, para não termos que escolher entre quem vive e quem morre”, disse a vereadora.

Procurada pela Gazeta do Povo, a secretária municipal de saúde preferiu não se manifestar sobre as críticas feitas pelos vereadores.

13 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 13 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Allan Apter

    ± 0 minutos

    Os 2 meses que ficamos com as atividades fechadas não serviam para preparar o sistema de saúde? O prefeito alardeou termos 1000 leitos disponíveis. Hoje esse número virou 100?! O que o senhor Greca fez ao longo desses 60 dias além de asfaltar a cidade? Nós como cidadãos tivemos nossa cota de sacrifício, para em contrapartida o governo tomar as devidas medidas. Agora não há mais retorno, não adianta nada fechar bares, restaurantes e academis que cumprem os protocolos, se o problema estão nas festinhas particulares e nos ônibus lotados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JULIO PEDROZO

      ± 3 dias

      Tudo mundo preocupado com a arrecadação, com o negócio, com o boteco, com a igreja, com não sei mais o que lá ..., mas quero ver a hora que estes números explodirem de contaminados e mortos, a hora que não tiver mais UTI para todos quem vai segurar a bucha !!!... os vereadores??? e outros mais que agora criticam a medida??? DUVIDO ... vão é enfiar o rabinho no meio das pernas e sair de fininho

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zyss

        ± 3 dias

        Guardem os nomes desses malditos aí. São contra as liberdades individuais.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          paulo sérgio da costa alves

          ± 3 dias

          A Secretária de Saúde tem se mostrado incompetente e incapaz de estar a frente da pasta da saúde do município neste momento.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maze

            ± 3 dias

            50 mil ativos e aposentados mais os familiares. Nenhum vereador se elegeu para deputado agora não serão reeleitos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Maze

              ± 3 dias

              Ué, a turma do pier tá querendo abandonar o barco e deixar a conta somente para o greca? Os servidores públicos não esqueceram jamais o que esta turma de subordinados do greca fez, se escondendo na opera para votar medidas contra os servidores para sobrar dinheiro para asfalto precário e subsídio para os empresarios de ônibus. São 50 ativos e aposentados fazendo campanha contra vcs e o greca

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Adriano

                ± 3 dias

                É bem sem critério mesmo essa medida, fecha setores inteiros sem considerar os estabelecimentos que estavam cumprindo de forma rigorosa os protocolos. Muitos são penalizados por causa de poucos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  carlos

                  ± 3 dias

                  Não sou ligado nem defensor do PT, mas quero registrar que há muitos anos venho votando na Professora Josete, e não me arrependo, pois é uma voz atuante e equilibrada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    ELIAS

                    ± 3 dias

                    Tudo gira em redor da grana!!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Maquiavel

                      ± 3 dias

                      Você consegue viver sem dinheiro???

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOAO PYPCAK FILHO

                    ± 3 dias

                    Os pastores estão mais preocupados com a perda de arrecadação das suas igrejas. E não estão nada preocupados com a saúde e a vida dos seus seguidores. Porque não mandam motoboys ir a casa dos fiéis receber? Afinal Deus está precisando de dinheiro. E os motoboys de trabalho.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maquiavel

                      ± 3 dias

                      Também vou suspender o pagamento do meu Iptu

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maquiavel

                        ± 3 dias

                        #ForaGreca

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        Fim dos comentários.